Apps Para Ser Produtivo No Linux

Olá pessoal,

como sabem, sou um usuário inveterado de Linux desde o milênio passado. Atualmente uso o OpenSUSE Leap 42.1, que é uma versão bem estável de um SO super interessante. Como ambiente uso o KDE Plasma 5, que é amigável e bem configurável, apesar de mais pesado que outros por aí.

Uso essa máquina para tudo: trabalhar, preparar aula, me divertir, assistir filmes e mesmo Netflix. Tudo.

Aí, de vez em quando, vem alguém e me pergunta: “como você consegue trabalhar quando não tem os programas ‘normais’”. Aí eu disparo, rapidamente: “trabalho muito bem!”

E olha o porquê:

Primeiro: dá pra fazer muita coisa com os apps na núvem. No(s) trabalho(s) eu uso muito o Google Drive e sem as tabelas que fizemos lá, estaria perdido. Vocês podem ver que sempre que preciso fazer uma tabela, uso o Spreadsheets e pras minhas aulas eu uso o Presentations, ambos da Google. O LibreOffice é fera e tals, mas os xmls da microsoft ainda ficam cag$d@s. Também uso muito o appear.in pra reuniões, já que o skype é da microsof e sempre que podemos, evitamos apps da M$. Então, usamos e abusamos da nuvem.

Mas, a núvem nem sempre consegue substituir todas as funções necessárias e por isso, listo esses apps aí. Sem eles eu não trabalharia. Nem um pouco!

Tomar notas:

Eu uso dois programas para fazer anotações. Já usei muito o Evernote, mas alguma coisa aconteceu que nos separamos. Deve ter sido a dificuldade de rodá-lo nativamente no Linux. De qualquer maneira, uso dois excelentes apps: o Leanote e o MyNotex.

O leanote permite criar cadernos e notas (em texto e em markdown) e acessá-los de qualquer lugar pela interface web. Eu ainda uso muito na versão local (sem sincronização), fazendo meus próprios backups, mas acredito que eles estão se afastando desse modelo e passando a usar somente a versão sincronizada.

O MyNotex é mais parrudo e também surgiu com essa divisão de cardenos e notas. Mas o desenvolviemto, feito pelo Massimo Nardello, é bem ativo e é possível, agora, criar notas criptografadas, adiicionar anexos e controlar atividades (tipo lista de tarefas), com controle de tempo e tudo.


Eu gosto tanto desse programa que ajudei com a versão em português dele! =D

Uso bastante os dois: o leanote para notas mais rápidas, que não precisam de muita informação adiconal, como imagens, anexos, etc; enquanto no MyNotex mantenho registros detalhados do trabalho, livros emprestados, log de ligações, etc. Eu percebi que sou um anotador compulsivo.

Organizar Ideias

Anotar é ótimo! Mas, em alguns momentos, as ideias precisam ser organizadas, certo? Eu organizo tudo criando mapas mentais com o Freemind. Aqueles que já assistiram minhas aulas (presenciais) sabem que crio mapas mentais o tempo todo. E o Freemind permite criar mapas simples e super complexos.

Depois de criar os mapas, ainda posso transformá-los em markdown ou em applets para colocar em páginas, como esse aí embaixo.

Backup, backup, backup -> Não esqueça nunca de fazer backup!!

Todo mundo usa o Dropbox, certo? Esse negócio já me salvou umas 4 ou 5 vezes. É bom de mais!! Ele sincroniza tudo direitinho. Mas nos dá pouco espaço na versão gratuita e, por isso, eu também uso o Mega Sync, que funciona até direitinho no linux e disponibiliza 50 GB de backup.

Só que não confio apenas nesses serviços. Algumas coisas devem estar bem guardadas e de fácil acesso, certo? Então, para isso, eu uso o Synkron, que permite sincronizar minhas coisas mais importantes com um HD de 1 TB para backup gerais e ainda uns pendrives com informações específicas.

Backup, galera!

Senhas seguras e em segurança

Você não usa as mesmas senhas para tudo, certo? CERTO??

Bem, se usa, não deveria. Eu não uso! Além de usar senha para cada coisa, gero as senhas no computador também.

Já gerei muita senha usando a linha de comando, mas agora estou usando o keepassx que gera as senhas e armazena todas elas, organizadinhas.

Se quiser usar a linha de comando para gerar seu pwd, tenta isso aqui:

1
date +%s | sha256sum | base64 | head -c 32 ; echo

ou usando o openssl:

1
openssl rand -base64 20

Mas, para organizar, lembrar e deixar tudo supimpa, usa o keepassx.

Então, pessoal, essa estória que no linux não dá pra trabalhar direito é balela! E o melhor de tudo: é confiigurável, ajustável, inteligente, software livre e não pega vírus.

**Você usa linux? Quais os programas que te fazem produtivo?

Usa windows ou mac? Sem erro! Comenta aí também!!

abraços produtivos!**
db

Compartilhar Comentários