Aplicativos Que Todos Os Estudantes Devem Usar

A tecnologia é capaz de muita coisa. Principalmente nos distrair, certo? Você deve ter visto meu post sobre como deixar de procrastinar. Agora, ainda no assunto de produtividade nos estudos, vamos falar de aplicativos que ajudam nos estudos!

São apps que te ajudam a focar, produzir mais e estudar melhor! Funcionam bastante comigo!

Preste atenção da aula!

A primeira ideia de hoje, meus caros, é muito simples: preste atenção na aula, seja ela em sala ou no conforto do seu lar. Não vá anotando tudo. Péra!

Comece fazendo anotações bem feitas. Já escrevi sobre isso. Dá uma olhada no Método Cornell.

Em segundo lugar: sempre que puder, grave a aula. Veja se você não está quebrando nenhuma regra ou deixando o professor incomodado. Peça antes de gravar o professor em sala e, se estiver tudo certo, sugiro o Smart Voice Recorder. A qualidade da gravação é ótima e você pode definir diversos parámetros. Grave a aula e revise tudo em casa, fazendo boas anotações.

O próximo passo é o seguinte: sabe aqueles professores que fazem anotações ou esquemas fantásticos que você nunca consegue copiar direito? Pois é. Para de copiar e presta atenção na explicação do cara. Depois você escaneie! Existem diversos apps por aí que fazem isso, mas eu prefiro o CamScanner, que uso quase todo dia. Já me salvou de uns apertos.

Anote bem




Prestar atenção na aula é fundamental e gravar as explicações do professor ajuda bastante, mas fazer anotações ainda é uma das partes mais importantes do estudo. Você pode usar um caderno para tanto e, nesse caso, as notas Cornell ajudam bastante. Ou você pode usar a tecnologia.

Uma das ferramentas mais tradicionais - e interessantes - para fazer anotações no computador ou no smartphone continua sendo o SimpleNote. Disponível para windows, Mac, linux, plataformas móveis e web, esse app permite usar etiquetas para organizar as notas e acessá-las de qualquer lugar.

Eu gosto bastante de um outro app também. Já falei sobre ele outras vezes, mas acho que cabe ser repetitivo aqui: o leanote é uma ferramenta mais completa e serve como boa alternativa ao SimpleNote. Só está disponível para desktop e para iOS até agora, mas a versão para android já está sendo feita e logo deve estar disponível. Esse app é um pouco mais completo por permitir criar cadernos e etiquetas e por facilitar o compartilhamento das notas.

Escreva corretamente

Agora que você já presta atenção na aula e tem onde fazer suas anotações, lembre-se de escrever corretamente. Nossa vida em redes sociais e em apps de mensagem faz com que a qualidade da nossa escrita sofra, não é verdade? Então, não deixe sua ortografia ao acaso: baixe o app Guia Prático da Nova Ortografia e faça anotações que você irá entender depois!




De vez em quando nós achamos um link, um texto ou um vídeo que são muito legais, mas que não temos tempo para ler naquele momento, certo? Isso acontece comigo quando navego pelas redes sociais e vejo recomendações de amigos. Tem coisa que parece boa mas simplesmente não dá pra ler naquele momento. E, muitas vezes, ao fecharmos o link e irmos fazer outra coisa, perdemos aquelas referência;. Já era!

É pra isso que serve o pocket! Ele guarda tudo que você não pode ler na hora, mas não quer abandonar. Dá pra usar a versão online para salvar os textos e ler do smartphone, no metrô ou no busão. Ajuda um bocado!

Esteja bem com seu corpo

Estudar é uma atividade pouco favorável para o corpo humano. Ficamos sentados o dia todo e, muitos consomem comida de baixo valor nutricional e alta carga calórica. É, tô falando isso pra você que está comendo um chocolate nesse momento, ou está esperando o intervalo para mandar uma fritura pra dentro. Pare! Não adianta passar no concurso e ter um corpo largadão, não é?

Então, lembre-se do adágio “corpo são, mente sã”! Existem muito apps para acompanhar peso, consumo de calorias e tals, mas eu gosto mesmo é daqueles que te fazem perder calorias e se exercitar. Existem muitos apps pagos por aí que são ótimos, mas vamos ficar com um gratuito, por enquanto, certo? É o 30 Day Fit Challenge Workout da NorthPark.Android.

Esse app traz de forma fácil (e bem rápida) exercícios diários que devem ser feitos por 30 dias. Não se assuste, pôs são vários níveis de dificuldade e você pode começar pelo facinho, como eu! =D

Combata os vampiros!

Talvez o pior problema da vida conectada é que ela está sempre online, com todas as informações da internet disponíveis nas pontas dos dedos. Imagina todas as informações que estão lá pra você absorver. Todos sabem como um link leva a outro que leva o dia todo. Então, bloqueie os vampiros, que são sites (estou falando com você, rede social azulzinha) que te desviam dos estudos.

O Self Control bloqueia uma lista de sites por um tempo pré-determinado, deixando que você não tenha para onde correr, a não ser estudar.

Está na hora de estudar!

Bons estudos e sucesso!

Delchi Bruce

Compartilhar Comentários