Como Acordar Cedo Para Estudar Sem Ficar Molenga

Acordar cedo para estudar é um problemas para muitos! É provável que você saiba do que estou falando, certo? O despertador toca e você ali, quentinho, aconchegado, na metade de um sonho tranquilo, tem que levantar numa manhã fria, acordar para a vida e estudar!

Mas é possível fazer com que essa esperiência seja menos traumática e que seus estudos rendam mais!

Crie um ritual noturno

Acordar cedo é difícil mesmo, mas você pode entrar no clima mais facilmente se você fizer seu organismo se desligar mais cedo na noite anterior. Para isso, crie uma rotina clara que sinalize para seu corpo que você está pensando em dormir.

Claro, comece não tomando nenhum estimulante depois das 18:00 horas. Nada de café, chá, energéticos e etcéteras que contém substâncias que vão te deixar ligado. Sem a cafeína no sangue, por exemplo, a adenosina, um nucleosídeo que se combina com o neurônio e faz com que funcione mais lentamente, irá agir e você ficará mais sonolento.

Depois, tente ficar longe de monitores e televisores, porque eles emitem luz azul. A luz azul inibe a produção de malatonina, que é um hormônio cuja principal função é regular o sono. A luz azul prejudica a produção desse hormônio em até 50%. Se não tiver jeito mesmo, use um aplicativo que ajusta a quantidade de luz azul no seu monitor.

Você pode ajudar na produção de melatonina comendo uma porção de fruta de noite, como uma laranja, um punhado de uvas, etc. Mas evite refeições pesadas, que prejudicarão a digestão.

Depois de suas atividades noturnas, entre no clima de reduzir o ritmo cerebral e se preparar para a cama! Leia um livro ou ouça um pouco de música relaxante, ou medite um pouco, para acalmar as ansiedades do dia, e vá dormir!

Não resmungue, ao acordar

Tente acordar de bom humor. Acordar resmungando ou reclamando não vai te ajudar durante o dia. Certamente vai prejudicar seus estudos!

Então, acorde, dê bom dia aos outros, coloque uma música animada, beba uma dose de cafeína e tome um banho gelado.

Eu tento ser grato pelas coisas boas e tentar melhorá-las cada vez mais. É difícil, mas resmungar não vai ajudar!

Então, o que pode te ajudar?

  • ter o mesmo horário todos os dias ajuda seu relógio biológico;
  • nos finais de semana, durma só mais um pouquinho, senão desregula seu relógio;
  • levante, coma alguma coisa e vá fazer um exercício. Faça o sangue circular!
  • abra as cortinas e deixe o sol entrar. Seu cérebro vai entender o recado.

Metas e recompensas

Se você está com dificuldades de criar um bom hábito noturno e de acordar de bom humor, tente “subornar” seu cérebro. Crie algumas recompensas se você cumprir suas metas diárias, semanais e mensais. Quer sair com os amigos no fim de semana? Sem problemas: tem que acordar sem resmungar todos os dias da semana, tomar seu café e sentar para estudar às 7:30, ou às 8:00. Falhou? Oooops.

Ou você pode tentar coisas menores: se você dormir cedo, acordar bem e estudar direitinho durante o dia, poderá assistir um (eu disse UM) episódio de uma série que você curte.

Mas o que acontece se você não cumprir a meta e assistir o seriado mesmo assim? Afinal, ninguém tá te policiando.

Não acontece nada. Mas significa que você está se sabotando e que não está se dedicando de verdade para passar no concurso.

Entenda as limitações do corpo e da mente

Não tente dormir menos do que seu organismo precisa para se recuperar! Lembre-se que é durante o período de descanso noturno que o cérebro absorve e arquiva as informações estudadas durante o dia.

Mas, por outro lado, podemos ajudar nosso organismo a se ajustar. Se você não viu ainda, veja os biohacks simples que ajudam nos estudos.

Tem gente que gosta de cochilar. Outros precisam de uma cochilada para conseguir chegar ao final do dia. Se esse é o seu caso, tente fazer um power nap, que consiste em:

tome uma dose de cafeína, que pode ser em forma de café, chá, ou sua bebida preferida e deite. Quando a cafeína fizer efeito você vai acordar, muito bem disposto.

Estude pra valer!!

Acorde disposto a estudar! Siga seu cronograma de estudos e esteja disposto a fazer sacrifícios para poder passar na sua prova.

Eu bem sei que nem todos podem estudar o dia inteiro. Mas o importante é que você consiga se planejar corretamento e seguir o que planejou. Vá ajustando, vá melhorando.
Avalie seus resultados. Faça boas anotações e progrida!

O importante é melhorar a cada dia e levantar da cama com a clara disposição de avançar e chegar mais perto do sonhado cargo.

Afinal, você vai estudar por um tempo, mas vai ter o cargo por quanto tempo quiser!

Bons estudos e sucesso!

delchi bruce

Compartilhar Comentários