O Edital Saiu! E Agora?

Tem gente que só estuda quando sai o edital. Eu sei que esse não é o seu caso. Você está interessado nesse post porque quer melhorar a eficiência dos seus estudos assim que for publicado o edital, certo?

Esses são os passos que você deve tomar para se preparar para a prova!

Não se apavore

Muitos concurseiros entram em pânico. Principalmente quando estão se preparando para um concurso há algum tempo. Quando você estuda por 2 ou 3 anos por um concurso e o edital, enfim, chega, é normal ser afetado. Mas você deve se concentrar e encontrar seu foco.

Tenho algumas dicas para você combater crises de ansiedade e de pânico que podem, eventualmente, acontecer. Primeiro, faça um exercício de respiração: deite no chão e inspire por 3 segundos, prenda o ar por 3 segundos e expire por 3 segundos. Só isso. Inspire, prenda e expire por 3 segundos cada fase. Faça isso 10 vezes seguidas e se sentirá melhor. Se não puder deitar no chão, sente-se em algum lugar ou se encoste na parede. O importante aqui é ter uma base.

Em segundo lugar, você pode meditar! Ouça um som binaural por 12 minutos, em um lugar calmo e sem interrupções. Como esse aqui:

Mantenha o foco

Comece com foco total!

Se seu edital foi publicado você deve entrar em modo ninja. Tem que fazer valer esse tempo. De verdade mesmo!

Em geral são 60 dias entre o edital e a prova e nesse tempo você terá que fazer o seu melhor. Se quer mesmo passar terá que manter foco total no objetivo. Você precisa adequar sua vida aos estudos e isso não é nada fácil.

Comece já:

  • acordando mais cedo;
  • farreando menos;
  • assita menos TV (ou seriados/filmes);
  • se alimentando melhor;
  • faça exercícios físicos;
  • estude! Estude! Estude!

Você precisa viver, em todos os momentos do seu dia, seu objetivo.

Se você começou a estudar somente depois do edital, não desanime! Será mais difícil para você, mas ainda é possível. Você precisará se esforçar mais e estudar mais.

Não esqueça de incuir momento de relaxamento e lazer no seu cronograma, para não entrar em parafuso!

Analise o edital

Assim que o edital for publicado você vai parar e vai lê-lo. Sério mesmo!

Procure, especificamente, por:

  • datas de inscrição, provas, recursos e resultados; coloque-as no seu calendário;
  • fases e pesos; vai ter discursiva? Estudo de caso? Parecer?
  • disciplinas e assuntos do edital.

Muita gente sequer lê o edital e chega na prova somente com aquilo que ouviu do professor ou dos companheiros de sala. Isso não é saudável! O conhecimento das regras que norteiam o concurso afeta a forma como você se prepara, então não deixe de saber os pontos mais importantes desse documento.

Com isso em mente você irá refazer o seu plano de ação.

Faça (ou ajuste) seu cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma das principais ferramentas do concurseiro. Sem ele acho que é muito mais difícil passar na prova.

Acredito que você já tenha feito o seu, lá atrás quando começou a estudar. Revisou-o algumas vezes também, certo?

Agora você fará a última grande alteração: distribua as disciplinas e, principalmente, dê atenção aos assuntos que você domina menos e que estão nas matérias com peso maior. Quando for fazer seu mapa de disciplinas, lembre-se de cortar de vez aquilo que não vai cair. E focar forte nos assuntos que foram introduzidos e que você não estava esperando.

Busque material

Se você ainda não o fez, vá atrás de material para estudar. Se o edital já foi publicado o tempo disponível é bem curto e você precisará aproveitá-lo da melhor forma possível. Sugiro que faça isso utilizando-se de questões. Comece pelas questões de provas de edições anteriores do seu concurso e passe para provas recentes e similares da banca que está organizando a sua prova.

Resolva um tanto de questões de um dado assunto. Confira o gabarito. As questões que você errou serão separadas e você irá buscar “o porquê” do seu erro, para cada uma das questões. Faça isso para todos os assuntos!!

Se desejar, teste o Mapa da Prova. Lá separamos as questões de acordo com o edital para que você não precise fazer isso.

Além das questões temos também as aulas. Escolha bem as aulas que irá fazer. Se fará todas as disciplinas ou somente algumas. Se será presencial ou remoto. Há vantagens e desvantagens em cada um desses modelos, então você precisa escolher aquele que se adequa melhor a sua forma de estudar, a sua agenda e ao seu bolso. Mas pense bem, pois a prova está chegando!

Revise

Revisar é fundamental! A ideia é que você traga as coisas à mente de tempos em tempos, de forma cíclica.

Mas tudo começa depois do estudo ou da aula. Estudou alguma coisa importante? Revise suas anoteções na semana em que as fez. De acordo com a ciência a melhor forma de revisar é a chamada Revisão Distribuída, que diz que você deve revisar algumas vezes a disciplina antes da prova.

Tenha um dia certo para fazer suas revisões e revise bem o que estudou. Revisar tudo antes da prova pode não ser uma boa ideia, já que vai ser muita muita muita coisa. Inclua a revisão no seu cronograma de estudos.

Respire fundo!

Lembretes finais

O edital saiu e a prova está chegando. Sempre lembro algumas coisas para meus alunos. Aqui vão elas:

  • anote as datas e horários das incrições e das provas. Atentem para o fuso horário;
  • o planejamento é seu aliado. Se você não o fez ou não o está seguindo, está ficando para traz;
  • se alimente corretamente, principalmente na véspera e no dia das provas;
  • tenha um tempo para exercícios físicos, mesmo que seja uma caminhada pelo quarteirão;
  • não deixe para treinar para a discursiva em cima da hora;
  • a internet é grande e tem muita coisa boa. Se você não achou pergunte a um amigo que também estuda;
  • marca-texto não serve para nada!

É isso! Agora é estudar e passar na prova!

sucesso

delchi bruce

Compartilhar Comentários