Os Melhores Apps Para Anotar


Alguns estudos indicam que tomar notas à mão é mais indicado para estudantes do que usar eletrônicos. Eu, por outro lado, prefiro manter minhas notas indexáveis e devidamente organizadas. Muito bom para quem vive perdendo caderno e folhas soltas, como eu.

Se você está estudando para concurso, sugiro que faça o mesmo!

Considerações iniciais

É muito importante que comecemos esclarecendo duas coisas fundamentais: a primeira é que não é porque você está no computador que você pode navegar, usar redes sociais, jogar, ficar passeando por aí. Então, comece bloqueando as distrações! Se precisar de ajuda, dê uma olhada aqui. Em segundo lugar, o fato de digitarmos mais rápido do que escrevemos à mão faz com que queiramos transcrever a aula ou o texto. Não transcreva, anote!

Anotar é a prática de registar informações capturadas de outra fonte. O registro escrito captura a essência da informação, para que a mente não precise lembrar tudo.

Então, vamos às demais considerações:

  • volte e processe suas anotações depois; ajeite-as, organize-as e revize-as;
  • esse processamento deve ocorrer em 24 horas, 1 semana e 1 mês; inclua na sua revisão periódica;
  • tente usar suas próprias palavras e explicações; o importante é entender o conteúdo!
  • destaque os conceitos-chave, para que chamem atenção!
  • anexe documentos, pdfs, links, vídeos e tudo mais que precisar para as notas ficarem completas;
  • adicione imagens, fotos do quadro do professor e áudios da aula, como complemento;
  • faça backups regulares. Prefira o Dropbox;
  • prefira aplicações instaladas e não as online, já que você pode ficar sem internet;
  • se você estiver fazendo anotações durante uma aula, deixe o PC no mudo; e
  • mantenha um caderno ou bloquinho e uma caneta do lado, caso precise desenhar ou anotar algo que não se encaixe no formato que você está usando no computador.

Por fim: as duas principais ferramentas disponíveis para tomar notas são o Evernote e o Onenote. Mas eu não gosto de nenhuma das duas, então falarei somente daquelas que recomendo.

Leanote

Esse é o app que uso para fazer minhas anotações! Tem a estrutura básica de criar caderno e, depois, a anotação. São várias as vantagens que vejo nesse programa. Primeiro: está disponível para windows, mac, linux e para acessar online. Isso significa que não precisa fazer backup e as informações podem ser facilmente compartilhadas.

Uma outra coisa que gosto muito é a possibilidade de fazer notas em markdown, que é uma linguagem simples de marcação que transforma o texto em XHTML. Aí o texto fica formatadinho, com listas, citações, tabelas, figuras e muitas outras coisas e você ainda pode exportar a anotação em pdf, html ou no formato do evernote.

Ao baixar o app e criar sua conta você pode sincronizar com o site e acessar suas notas de qualquer lugar, mesmo do celular ou do tablet, enquanto os apps específicos não chegam.

Se você ainda não tem um app preferido para fazer suas anotações, tire uns minutinhos para olhar esse. O site é esse aqui.

Laverna

O Laverna é minha segunda opção. Já usei muito, mas deixei de lado porque estava dando conflito com o meu sistema de criptografia. Aí achei o Leanote e fiquei super feliz!

Mas esse é um ótimo aplicativo, com a interface mais clean, apesar de ser muito parecido com o anterior. A estrutura é a mesma: caderno e anotações. Uma das vantagens do Laverna sobre o Leanote é a sincronização automática pelo Dropbox. Eu gosto disso pois ninguém além de mim põe a mão nas minhas anotações. Às vezes fico pensando em voltar para esse só por causa da capacidade de fazer a minha própria sincronização criptográfica das anotações.

Bem, esse app também aceita notas em markdown, com todas as configurações, imagens e listas que você pode querer. Ah, também serve para listar tarefas e ir acompanhando-as.
Eles estão implementando a funcionalidade de colocar anexos. Logo deve estar disponível.

Você acha o laverna aqui.

Rednotebook ou Cherrytree

Coloquei esses dois apps juntos porque são muito parecidos. Um pode até ter surgido do outro.

Já usei os dois e posso recomendá-los como estáveis e muito úteis, apesar de serem mais feinhos do que os anteriores.

Esses dois apps precisam de backup. Fique ligado!

Bem, eles são mais completos no quesito formatação. Permitem muito mais do que os anteriores, além de permitirem mais anexos e controle de anotações por datas. Qual foi aquela anotação que fiz no sábado passado mesmo? Dá pra saber por eles. Eles também tem corretores de texto e muito mais opções de importação e exportação de notas.

Mas a grande vantagem que vejo nesses dois programas (e esse é o motivo deles estarem nessa lista) é que eles permitem multiplas hierarquias nas anotações. Os programas anteriores organizam as anotações em cadernos, enquanto esses aqui permitem hierarquias bem mais profundas: um assunto pode ter uma anotação e dois tópicos, que, por sua vez, tem 3 anotações e 10 tópicos cada, que por sua vez tem 100 anotações e 20 tópicos cada e assim sucessivamente. Isso é interessantíssimo também!

Você pode achar o rednotebook aqui e o cherrytree, aqui.

Simplenote

O Simplenote é um dos primeiros grandes aplicativos de anotações que conheço. Surgiu lá em 2008 e revolucionou por permitir a sincronia rápida e eficiente de anotações.

Está disponível para windows, mac, linux, andoid e iOS. E ainda é possível acessar as notas pelo site. Só vejo dois probleminhas: as notas não podem ser formatadas e não há nenhuma organização de notas. Nem caderno, nem hierarquia alguma. As notas ficam todas juntas e você pode achar o que procura pelo título ou usar a busca. Isso pode não ser um problema para você e, se não for, vai gostar da estabilidade do sistema deles.

A ideia é: anote sem distações. Mas há o lado ruim também: nada de imagens, listas, tabelas e etc.

Você pode achar as diversas versões do Simplenote aqui.

TiddlyWiki

Esse Tiddlywiki é diferente de todos os demais desse post. Por ser uma aplicação de página única que você abre no browser. Ahn?!?!

Isso! É um site que você abre no seu computador e vai editando. A ideia é ter uma wikipedia pessoal. A grande vantagem dessa abordagem é a capacidade de fazer ligações como em uma página web. Pense assim: você está estudando Direito Processual Civil e caiu lá na Lei nº 9.099/95. Aí você cria uma entrada para essa lei e faz suas anotações sobre os Juizados Especiais Cíveis. Quando estiver estudando Direito Processual Penal e cair na mesma lei é só chamar essa entrada, no corpo do texto mesmo, e depois complementar as informações com os Juizados Criminais.

A curva de aprendizado aqui é um pouco mais inclinada e pode demorar um pouco mais para entender como essa ferramenta funciona. As demais são mais intuitivas. O Tiddlywiki precisa de backup!

Você pode achar, e testá-lo, aqui.

Considerações finais

Não sabe por onde começar? Tire uma hora e pegue todos eles. Veja qual te parece mais agradável e útil. Talvez nenhum desses sirva e você precise buscar outros. Mas lembre-se de uma coisa muito, muito importante: editor de texto não é aplicativo para anotações. Não categoriza, indexa e organiza do jeito que você precisa. Saia do word!

Se precisar, comente aí embaixo que tento ajudar!
sucesso!

delchi bruce

Bons estudos!
sucesso

Compartilhar Comentários