Use O Método De Horas Líquidas

Estudar muito nem sempre significa estudar bem. Ao invés de estudar trocentas horas, prefira ter um bom saldo de horas líquidas.

As horas líquidas são mais honestas e representam estudo de verdade. Estudo que te faz chegar lá!

O que são as horas líquidas

Já ouvi concurseiro dizer que estuda 12 horas por dia, todo dia. Você também já deve ter se deparado com isso, não é verdade? Não quero duvidar de quem fala esse tipo de coisa, mas acho bem difícil que essas tais 12 horas de estudo tenham sido muito eficientes.

Acho, inclusive, que nessas 12 horas devem estar contabilizados intervalos, ligações telefônicas, momentos para ir ao banheiro, lanches e, até mesmo, aqueles minutos de devaneio sem causa. As 12 horas não foram, portanto, de estudos.

Aí esse estudante chega na prova e tira 60 ou 65% e não passa. Como que quem estuda 12 horas por dia por meses tira só 60% em uma prova? Isso significa tanto que os estudos não estavam prosseguindo de forma tão eficiente como se achava, quanto essa forma de contabilizar o tempo estudado estava dando uma persepção equivocada de segurança.

Por isso defendo que sempre se use o método de horas líquidas:

As horas líquidas correspondem ao tempo efetivamente dedicado aos estudos. Não são contados intervalos e interrupções.

Isso significa que você terá um registro mais honesto do seu tempo e poderá, dessa forma, adequar seu cronograma de estudo à realidade.

O porque desse método

Primeiramente, você conseguirá ter uma visão geral dos seus estudos e assim saberá se está seguindo seu cronograma de estudos. Seguir o cronograma é fundamental para não deixar de fora pontos importantes. Muitos estudantes acabam privilegiando disciplinas e temas que gostam mais ou tem mais facilidade e sabendo quanto tempo você está gastando em cada disciplina ajudará a avaliar se está seguindo tudo direitinho.

Outra grande vantagem desse método é conseguir avaliar se você planejou de forma correta. Imagino que alguma das disciplinas que você precisará estudar são mais extensas ou mais difíceis e se você registrar suas horas líquidas de acordo com o planejamento feito no cronograma e, mesmo assim, não está vendo melhorias concretas no seu desempenho, talvez seja a hora de planejar mais tempo para essas disciplinas sinistras.

O que deve ser computado


É importante que você saiba o que deve ser considerado hora de estudo e o que fica de fora. Suas horas líquidas de estudo são aquelas que representam o tempo verdadeiramente dedicado aos estudos. Dê uma boa limpeza no seu estudo e tudo que for desnecessário deve ficar de fora!

Então essas coisas aqui ficam de fora:

  • chegar ao local de estudo e preparar o material; abrir os livros, pegar o caderno e/ou ligar o computador;
  • pausar para ir ao banheiro;
  • intervalos para lanchar;
  • conversinha rápidas no telefone;
  • conversas no whatsapp, telegram ou outros apps de mensagem;
  • navegar pelo facebook ou twitter;
  • buscar material ou organizar arquivos;
  • olhar pela janela e pensar no que vai fazer depois de passar;
  • ficar torcendo pela sexta-feira, que não chega.

O que deve ser incluído é somente o que é considerado estudo de verdade!

O que pode ser considerado estudo de verdade?

  • aulas, desde que você esteja prestando atenção;
  • leitura de livros e lei seca;
  • fazer anotações e revisá-las; e
  • resolver exercícios.

Como rastrear suas horas

Existem aqueles que defendem que as horas sejam registradas “por cima”. Eu não sou um deles. Acho que devem ser registradas da forma mais precisa possível. A precisão dos dados não vai te custar tanto na hora de fazer e vai ser muito melhor na hora de avaliar.

Então, tente ser o mais preciso que conseguir. Para tanto você pode usar recursos analógicos ou digitais. Escolha aquele que lhe faz mais sentido.

O jeito fácil

Você pode criar sua própria tabela. Não precisa ser nada muito sofisticado não! Pode ser, inclusive, feita no papel.

Você precisa de uma folha em branco, que pode ser no caderno ou agenda. No começo do dia irá iniciar os registros, anotando a disciplina que você vai estudar e o horário de início, seguido do horário de intervalo, interrupção ou término. Mais ou menos assim:

Data Disciplina Início Parada Retomada Parada Retomada Término Total
09/09 Português 07:30 08:15 08:22 08:55 9:11 10:00 2:05
09/09 AFO 10:10 10:54 11:00 11:21 11:28 11:55 1:32

Existem duas escolas de pensamento: a primeira é que você lança tudo na mesma página, separado por dia; a segunda é que você usa uma página por disciplina. Aí vai do gosto do freguês.

Um pouco mais completo

O segundo jeito também é fácil e extremamente útil devido às capacidades de gerar relatórios. E é só criar um formulário do google drive. É só entrar com suas credenciais do gmail em https://drive.google.com e clicar em Novo > Mais > Formulários do Google, como abaixo:

Aí você cria um formulário bem simples, com título, seletor de disciplinas e os dois campos de hora, de início e de término. Olha o que fiz para meus alunos:

Na hora de usar ele fica assim:

Como usar: na hora de começar os estudos é só selecionar a disciplia e colocar o horário de início. Você só vai colocar o horário de término e clicar em enviar quando terminar aquele bloco de estudos. Certo?

Esses são os dados gravados. Ficam em uma tabela do google também. E dá pra fazer um montão de coisas com esses dados, como relatórios, gráficos, comparações, etc.

Mas se você não quiser fazer mais nada, pode usar o relatório padrão do formulário. Que é assim:

Fácil, não?

E você ainda pode criar gráficos de frequência e de variância para visualizar seu progresso dia a dia!

Outras ferramentas e apps

Existem outros trocentos aplicativos e ferramentas de time tracking que podem ser usadas para registrar suas horas líquidas. Se estiver a procura de algum, sugiro que dê uma olhada nesses aqui:

Como aumentar suas horas

Se você vai começar a marcar suas horas líquidas de estudo a partir de agora, lembre-se de começar fazendo seu cronograma e estabelecendo metas e parâmetros claros para seus estudos. Acho que você pode se beneficiar de hacks para acordar cedo para estudar e de ver quais são os melhores apps para fazer suas anotações.

Um outro ponto que vai ajudar bastante é que assim que você começar você vai acompanhar suas horas líquidas você não vai querer que elas caiam! Vai querer que elas fiquem acima da meta e esse é um motivador extremamente poderoso para passar no concurso. Por que você não faz assim: cada dia que atingir a meta marca no seu calendário Seinfeld?

AH, vou mandar o formulário e a tabela que fiz pra quem se inscrever no blog! ;-)

Acho que você vai gostar!!

Estudos eficientes para você!

delchi bruce

Compartilhar Comentários