Saia Da Frente Da TV E Seja Produtivo

Quase ninguém assiste tv aberta hoje em dia, certo? Esse negócio de ter que assistir o que eles querem na hora que eles querem me dá nervoso!

Mas ainda assistimos muita TV, muitos filmes, Netflix, séries e documentários. Ficamos tempo de mais na frente da TV e isso não é saudável!

Se você é concurseiro, precisa pular do sofá agora! Se você não é, pode ser favorecido se levantar também!

TV de mais!

A televisão faz parte das nossas vidas de uma forma quase nefasta. Fazemos nossas refeições na frente da TV, dormimos na frente dela. Acreditamos no que ela nos diz. Seguimos a moda imposta por ela. Mas o que mais me interessa é o tempo que gastamos na frente dela.

E não me refiro somente à TV aberta não. Pode ser TV a cabo, IPTV, Netflix, Hulu, Apple TV, Chromecast e os similares por aí! Eu particularmente uso um Raspberry Pi com Xbian.

O ponto é: passamos tempo de mais da nossa vida na frente da telinha e poderíamos estar fazendo coisas mais úteis.

E se você é um concurseiro, deve ser o primeiro a levantar do sofá e ir estudar! Faça seu cronograma de estudos e planeje seus passos para assumir seu cargo público. Pode deixar um espacinho para assitir alguma coisa sim, principalmente se você estiver usando o sistema de recompensas.

Funciona assim: você estabeleceu a meta de estudar 6 horas líquidas no dia de hoje. Se conseguir atingir a meta, estudando direitinho, poderá assistir um episódio da sua série favorita no Netflix. Um episódio! Mas somente se atingir a meta!

Se não conseguir atingir a meta? O episódio fica para amanhã, se conseguir chegar na meta. É importante estabelecer metas realisticas e seguir corretamente o sistema de contabilização de horas, para que oos estudos sejam de qualidade.

Tenta lá e me diz se não funciona!

Efeitos cognitivos

Mas não é só o concurseiro que se beneficia da redução das horas gastas na frente da TV. Pessoas mais produtivas passam pouco, ou nenhum, tempo na frente da caixinha, preferindo atividades com a família, amigos, ou a companhia de um bom livro.

Achei umas estatísticas que dizem que o brasileiro passa, em média, mais de 4 horas por dia na frente da TV. É verdade que pouco mais de 30% dos jovens não assiste TV todos os dias da semana, mas uma parte considerável desses acessa outra plataforma de entreterimento, como o Netflix, ou mesmo o youtube.

Quatro horas por dia dá 28 horas na semana, ou 1456 horas por ano. Essas 1456 horas são equivalentes a 60 dias. Então, os brasileiros passam, em média, dois meses inteiros na frente da TV. Se descontarmos o tempo para dormir, temos 3 meses. Caramba!

Em apenas um minuto na frente da TV, seu cérebro diminui a emissão de ondas beta e aumenta a de ondas alfa. As funções ativas do cérebro são associadas às ondas beta, principalmente aquelas relacionadas à compreensão, criatividade e operações lógicas. As ondas alfa, por sua vez, estão relacionadas ao estado de sonolência, com redução da capacidade cognitiva e interpretativa.

Imagina quanta coisa útil não conseguimos fazer com esse tempo? Por que você não escolhe 1 (ou duas) dessas aí?

Sugestões de atividades para fazer em troca de 1 hora de TV
exercícios físicos. Que tal uma caminhada?
ou você pode jogar bola com os amigos
aprender a cozinhar
preparar refeições saudáveis
brincar com seus filhos
ajudar no dever de casa
fazer uma refeição ouvindo música com seu conjuge
arrumar a casa ouvindo música
estudar
ler um bom livro

Desafio: assistir, no máximo, 45 minutos de TV por dia durante 1 mês.

Lembre-se que passar em um bom concurso começa com mudança de hábitos. Se você não começou a estudar, ou não fez seu cronograma de estudos, comece assistindo menos TV. Diminua para 45 minutos por dia e o tempo que você economizou pode ser dividido entre atividades de lazer ou exercícios físicos e estudar.

O que acha?

Por uma vida + produtiva!!

delchi bruce

Compartilhar Comentários