11 Extensões Do Chrome Que Todo Estudante Deveria Usar

Já se foi o tempo em que usávamos o Internet Explorer da Microsoft como browser principal. Depois veio a vez do Firefox, da Mozilla e, nos últimos anos, começou a era do Chrome, do Google, como nosso principal navegador.

O chrome realmente revolucionou o mercado de navegadores e as estatísticas não mentem: 70% dos internautas brasileiros preferem o navegador da gigante google, sua versão opensource chromium ou o novato vivaldi, como é o meu caso.

Todos esses aceitam extensões da chrome store. Extensões são pequenas ferramentas que são adicionadas ao navegador para realizar pequenas tarefas ou agregar funcionalidades. Existem milhares de extensões na loja do chrome e eu separei as que acho mais úteis para os estudantes.

Dá uma olhada e veja se eles conseguem te ajudar a ser mais produtivo!

Eu separei algumas extensões que vão facilitar diversos aspectos da vida do estudante, desde a organização do tempo quanto a gestão de tarefas de estudo, passando por ferramentas de leitura e de curadoria de artigos. Vamos lá?

Foco e distrações

As duas primeiras tratam de cuidar de distrações e permitem que o estudante limite o acesso a sites drenadores de tempo e de atenção. Tá navegando demais? Tente essas duas aí! Acho que vão ajudar!

1 - Stay focused

Já defendi o uso da Stay Focused para limitar o uso de redes sociais e afins. A extensão permite listar os sites que você deseja bloquear e o tempo de bloqueio. Assim você limita os vampiros drenadores de tempo e se concentra nos estudos!

2 - Strict Workflow


Ainda no mesmo tópico, mas com um adicional interessante, temos a Strict Workflow, que funciona como bloqueador de distrações. Só que adiciona a função de bloco de estudos com a técnica do Pomodoro. Essa técnica é uma das mais difundidas em termos de administração de tempo, por ser simples e extremamente eficiente. A ideia é que você vai estudar/trabalhar super focado por um período de tempo e, em seguida, vai fazer um intervalo, para recarregar as energias.

Essa técnica faz parte do sistema de estudos que defendo quando falo de planejamento de estudos. Coloque o timer com a duração do seu bloco de estudos e mande bala!

Organização

Se não planeja não estuda direito! Isso deve ser um mantra na vida do concurseiro. Então, essas são as extensões para ajudar na sua organização!

3 - My Study Life


Essa aqui é sinistra! Se você não conhece, clica e instala a My Study Life! Ela permite gerir aulas, tarefas e provas. É uma excelente forma de organizar seus afazeres relacionados aos estudos. E ainda tem uma interface clean e bem arrumada.

4 - Checker plus for Google Calendar


Essa é uma das extensões feitas pelo jason Savard, que é um excelente programador. A ideia é bem simples: de qualquer página é possível acessar e modificar itens no seu calendário do google. Não é necessário abrir a página do calendar! Essa extensão é muito boa para quem lançou o chronograma de estudos no calendário do google. É possível permitir notificações e, com isso, saber quando um bloco de estudos acabou e quando se começa outro. Habilite um som para marcar o início de cada bloco de estudos e mande bala!

Curadoria de arquivos e notícias

Mesmo os mais organizados e focados se deparam com algum artigo interessante durante os estudos, não é verdade? Muitas vezes esses artigos estão relacionados aos estudos. Outras vezes, no entanto, podem ser posts e notícias sobre linux, bitcoin, ou outro assunto interessante. Aí fazemos o quê? Salvamos para depois!

5 - Save to pocket


Já falei sobre como um estudante pode usar o Pocket para criar uma verdadeira biblioteca de conteúdo. A ideia não é nova, mas o formato é realmente interessante. Você viu alguma coisa que te interessa e clica num botão. O texto, vídeo ou imagem vai para o seu pocket. Você pode organizar essas informações e acessá-las mais tarde, mesmo sem internet. para o estudante do século XXI isso pode salvar um bocado de tempo.

Você está estudando e viu algo que chamou sua atenção? Salva para ver depois. No pocket.

6 - Save to google drive


Função similar ao save to pocket tem o save to google drive. A diferença, claro, é onde a informação vai parar. Nesse caso, vai para sua núvem do google. Para salvar imagens essa aqui é melhor. E se você usa o drive normalmente e não quer criar ua conta no pocket, essa talvez seja sua escolha de extensão.

Horas Líquidas

Sou grande defensor do estudo intenso, mas acho que muitos estudantes desperdiçam tempo importante e depois se perguntam por que não passaram mesmo estudando 8, 10 ou 12 horas por dia. A grande maioria dos estudantes não está, no entanto, usando o sistema de horas líquidas, o que pode dar um falso sentimento de segurança.

7 - Task Timer


O task timer ajuda exatamente no controle das horas líquidas estudadas. É possível criar uma lista de tarefas e acompanhar quanto tempo se gasta em cada uma delas. Dessa forma, você consegue acompanhar melhor suas atividades e, com isso, replanejar de forma mais adequada.

Tarefas

Se você fez seu cronograma de estudos direitinho, conseguiu listar as tarefas que devem ser feitas em cada ciclo de estudos, certo? Existem trocentas formas de acompanhar tarefas e essas duas extensões ajudam nesse sentido.

8 - Remind me


A primeira é a remind me, uma extensão simples que permite anotar pequenos lembretes, que podem ser marcados como recorrentes e associados a sons específicos. Não é um gestor de tarefas, mas serve para lembrete corriqueiros. Como permite que os lembretes tenham dia e hora, pode servir para marcar o início e o fim dos seus blocos de estudo e períodos de intervalo.

9 - Things to do


Essa extensão é mais simples do que a anterior, mas como você lança as tarefas na tela inicial do navegador, pode servir para deixar as tarefas claras. Quando o things to do é instalada ela substitui a página que surge quando você clica pra abrir uma nova aba. Aí é só colocar as tarefas… e depois fazê-las!!

Leitura

No mundo de hoje ainda compramos livros e usamos impressos, mas cada vez menos. Os textos digitais e os e-books ganham, cada vez mais, espaço nas nossas bibliotecas e nos nossos estudos. Então, boas ferramentas para a leitura desse material são essenciais!

10 - Readability


A extensão readabilty é interessantíssima! Ela permite transformar páginas em “e-books” e organizá-los por etiquetas e categorias, além de guardá-los para ler depois ou enviar para seu kindle. Olha só que fera: você seleciona os artigos, posts ou leis que quer ler no kindle e quando pegar o leitor já estará tudo lá!

Além disso, permite uma impressão mais inteligente e o compartilhamento da página “ajustada” por email, facebook, twitter, etc.

Recomendadíssima!!

11 - Readium


Essa última extensão é para e-books propriamente. A readium é um projeto opensource que quer permitir fácil acesso e gerenciamento de livros digitais. É a junção de uma biblioteca de e-books com um sistema de leitura. Funciona muito bem para quem não tem leitores digitais ou que prefere a leitura em telas maiores, de computador. Eu uso bastante para organizar e-books e também leio, às vezes, por ela. Se você conseguir uns e-books por aí e não tiver um kindle ou kobo ou outro leitor, instale essa extensão que vai resolver seu problema.



Pois bem! Essas são as 11 extensões do chrome que recomendo a meus alunos. Existem outras que podem servir para casos específicos, mas essas aí conseguem ajudar qualquer concurseiro!

Sucesso e seja produtivo!

Delchi Bruce estudou Relações internacionais e é professor de cursinho desde 2008. É apaixonado por formas de melhorar a produtividade e ser mais eficiente. É gestor de conteúdo do Mapa da Prova, ferramenta de estudo para concurseiros. Usa linux (openSUSE) desde 1999 e faz trade de bitcoin todo dia.
Você pode entrar em contato por aqui.
Compartilhar Comentários