Portfólio Consolidado: Bitcoin E Altcoins


É possível ganhar muito (e perder bastante) com o mercado de criptomoedas, cujo carro chefe é o bitcoin. Existem, de acordo com o coinmarketcap, 709 altcoins. Com o bitcoin, são 710. Como acompanhar todas as suas transações e seu portfólio de moedas?

Mas, caso tenha interesse, ou já possua moedas, continue lendo.

Recebi por email: “Bruce, … compartilha sua planilha de monitorar saldos das coins…”. Decidi responder com esse post:

Cheguei a fazer umas tabelas complexas no excel google spreadsheets para acompanhar meu portfólio, mas não fiquei satisfeito. Passei a procurar soluções prontas e comecei a testar algumas. No momento, estou usando o cointraking para acompanhar minhas moedas.

E se você está começando ou já tem bitcoin e outras criptomoedas, sugiro que dê uma olhadinha!

Fácil de começar

Se você está chegando agora ao mercado de criptomoedas, o ideal é achar o que funciona mais para você. Nesse sentido, testar o CT é bem rápido e não necessita muito tempo de dedicação nem uma curva de aprendizado muito íngrime.
Você acessa o endereço, clica em registrar e pronto!

Aí é só adicionar os dados! Existem 3 formas de fazer isso.

A primeira, e mais simples, é colocar seus endereços de bitcoin. O CT vai monitorar os endereços, avisará quando transações forem realizadas, e mostrará o saldo final. Essa forma, de monitorar os endereços, só funcionam, até o momento, para bitcoin.

A segunda forma é a importação dos arquivos de transações das suas exchanges. Você loga na corretora, gera o arquivo com todas as transações, e importa no CT. A vantagem dessa forma é que todas as altcoins serão inseridas. A desvantagerm, por outro lado, é que você vai precisar fazer isso sempre que quiser atualizar o relatório.

A terceira forma, e mais completa, é conectar o CT às exchanges. Aí todas as transações aparecerão automaticamente no seu relatório. Isso é especialmente interessante se você usa diversas exchanges e precisa acompanhar todas elas em uma só tela. A coneção que você fará entre as exchanges e o CT não permite acesso a suas moedas nem capacidade de comprar, vender, trocar, gastar suas moedas. O acesso é apenas de monitoramento.

Dica de segurança: lembre-se de usar um secundário e de criar senhas específicas para cada site. Se você procura um gestor de senhas, veja minha recomendação aqui.

Bons relatórios

Mas o bom do cointraking é a capacidade de acompanhar todo o estado de seu portfólio usando os relatórios. Tem uma penca de possibilidades, mas o que eu mais gosto é o de P&L. O relatório de P&L é aquele que mostra a variação dos seus rendimentos, destacando o que ganhou e o que perdeu. Se você tem umas 30 moedas, por exemplo, esse relatório te dá uma visão geral, ajudando a tomar a decisão de comprar mais ou vender.

Visão geral das demais altcoins

Além de ver como está seu portfólio e saber se você está ganhando ou perdendo dinheiro, você tem acesso aos gráficos de preços das altcoins, para poder tomar melhores decisões acerca dos próximos investimentos.

Não se limite a estas informações, mas também não deixe de considerá-las!

Limite de trades

A única coisa ruim do cointraking é o limite de transações. A conta gratuita só permite listar 200 transações. Se você tem muito mais do que isso, talvez seja melhor fazer o upgrade. Ou usar mais de uma conta. Quando se faz o upgrade todas as suas contas passam a ter o upgrade!

Alternativas

Existem outros sites que possuem funcionalidades similares. Um deles é o cryptofolio que permite a inclusão manual dos seus saldos; um pouquinho melhor é a myaltcoins, que tem uns gráficos legais e permite adicionar facilmente seus endereços e os saldos correspondentes;

A melhor das alternativas, no entanto, é o coinreporting, que tem funcionalidades bem profissionais. Vou continuar testando esse e se for realmente bom, posso até trocar pra ele.

Conclusão

O CT é fera para quem está começando a se aventurar nos mercados de altcoins e pode ajudar bastante, mesmo com uma conta gratuita. Se você gostar, vale o custo do upgrade.

Se você não gostar, tente esses outros que sugeri.

O importante é não perder o controle do seu portfólio.

Como você controla o seu portfólio? Conta aí!

Bom trades!

Outros textos meus sobre bitcoin.
Delchi Bruce estudou Relações internacionais e é professor de cursinho desde 2008. É apaixonado por formas de melhorar a produtividade e ser mais eficiente. É gestor de conteúdo do Mapa da Prova, ferramenta de estudo para concurseiros. Usa linux (openSUSE) desde 1999 e faz trade de bitcoin todo dia.
Você pode entrar em contato por aqui.
Compartilhar Comentários