O Que Fazer Se Você Não Tem Tempo Para Estudar


Gosto muito da expressão latina Tempus Fugit, que significa, grosso modo, que o tempo voa. Voa ainda mais rápido nos dias de hoje e, principalmente, para quem quer estudar para concursos.

Quer passar em um belo concurso mas acha que não tem tempo para estudar?

Acredito que podemos dar um jeito nisso!

Deixe de lado o negativo

A primeira coisa a fazer quando se vai parar para estudar para um concurso é revisar a sua vida e avaliar o que pode te atrapalhar. Me refiro às pessoas e hábitos que atrapalham sua concentração, seu humor e sua capacidade de estudar e se preparar adequadamente para a prova.

Então, para começar, liste os seus hábitos que te seguram pra trás. São exemplos desses hábitos:

  • acordar tarde;
  • dormir mal;
  • ficar cansado demais;
  • passar tempo de mais em redes sociais;
  • muito tempo na frente da TV (ou do youtube ou da Netflix);
  • estar sedentário;
  • etc, etc, etc.

Agora, que você fez essa lista, pense em formas de vencer cada um desses hábitos. Está acordando tarde ou dormindo mal, faça uma revisão da sua rotina de sono e ajuste-a.

Você pode ter algumas boas ideias para não acordar molenga aqui.

Cuidado com os vampiros

Está passando muito tempo nas redes sociais ou assitindo séries e filmes? Esses são os piores vampiros do concurseiro! Se alimentam de tempo e te deixam cada vez mais longe da vaga.

Tem que combatê-los! Temos duas estratégias que funcionama:

A primeira é o sistema de recompensas.

Funciona assim: quando você terminar um marco nos seus estudos você ganha uma recompensa. São exemplos de marcos:

  • terminar de estudar um assunto;
  • estudar (com foco) por um tanto de horas;
  • assistir 3 ou 4 aulas;
  • resolver um bocado de exercícios.

Sua recompensa pode ser assistir aquele seriado que você acompanha, ou um (pequeno) tempo jogando ou passar um tempo (contado) navegando. O sistema der recompensas, quando feito de forma correta e seguido à risca estimula a produtividade e ajuda no foco.

Então, se você quer vencer a procrastinação e arregaçar as mangas, siga o sistema de recompensas à risca.

O segundo é usar ferramentas para limitar as distrações.

Tente usar o StayFocusd, que é uma extenção para o Chrome, Chromium e Vivaldi. Ela bloqueia todo o tráfego ou sites específicos. Assim você pode travar as redes sociais e o Netflix, além dos outros sites que sugam seu tempo.

Se você quer ser um concurseiro ninja, vai precisar bloquear mais distrações. Dou umas dicas aqui.

A importância do planejamento

Quando você conseguir listar as travas que existem ao seu sucesso e estabelecer as metas para superá-las, é necessário fazer seu planejamento de estudos.

O Planejamento de estudos consiste na identificação dos seus horários e no consequente arranjo das suas tarefas para que seja o mais eficiente possível. A ideia fundamental é que você deve estabelecer quantas e quais horas estarão disponíveis para o estudo e, em seguida, definir de forma detalhada o que fará com cada uma delas.

Llembre-se que terá que passar por esses pontos para conseguir estabelecer um cronograma de estudos que seja útil e te ajude de verdade a passar no seu concurso.

  1. Identifique sua rotina
  2. Saiba quanto tempo e quantos espaços de estudos terá
  3. Identifique as disciplinas, seus pesos e dificuldades
  4. Crie seus CICLOS de estudo
  5. Estude, avalie, revise
  6. Marque o Tempo na tabela!
Se desejar ler mais sobre como fazer seu planejamento de estudos, de acordo com o sistema de Ciclos de Estudo, veja esse texto, que traz excelentes dicas para criar seu cronograma.

Registre o tempo investido

Não tente estudar 12, 13 ou até 14 horas por dia! Estudar essa tanto não significa estudar bem. Não tente estudar trocentas horas por dia, preferindo ter um bom saldo de horas líquidas.

As horas líquidas correspondem ao tempo efetivamente dedicado aos estudos. Não são contados intervalos e interrupções, como atender o telefone, ir ao banheiro, levantar para pegar um lanche ou, mesmo, dar uma viajada sem motivo. Todos esses momentos que não são usados verdadeiramente para estudar devem ser descartados. Você deve contabilizar somente o tempo realmente usado nos estudos.

Existem duas grandes vantagens desse método: você conseguirá ter uma visão mais completa do tempo utilizado em cada disciplina, assunto ou tarefa e poderá, portanto, avaliar seu desempenho; além disso, você conseguirá se enquadrar perfeitamente no método de ciclos de estudo, que define uma evolução baseada no tempo investido em cada matéria.

Já escrevi sobre o método das hóras líquidas antes. Nesse post você tem dicas de como registrar seu tempo líquido. Dá uma olhada na tabela que fiz e veja se te ajuda. Se ajudar, te mando!

Aproveite cada momento

A beleza do sistema de ciclos de estudo usado em conjunção com o de horas líquidas é que você pode aproveitar todos os momentos que tiver. Nada de fazer planejamentos quadradões e baseados na lógica do século passado. Você poderá criar um planejamento de estudos que leva em conta o tempo que você tem e permite que estude um pouco em qualquer momento.

Lembre-se de tirar um tempinho para fazer seu cronograma de forma completa e estabeleça a forma que usará para contabilizar suas horas antes de começar a estudar. Se começar a estudar sem as ferramentas de planejamento e controle, dificilmente começará a usá-las.

É possível usar o tempo que você gasta no trânsito ou no metrô, na sala de espera do médico e no espaço entre aulas. Registre esse tempo no seu cronograma e veja se consegue utilizá-lo proveitosamente.

Se não for possível estudar nesse tempo, tente usá-lo para ajusar sua mente: ouça uma música que te ajude a relaxar, leia um livro ou tente pensar no seu dia e criar formas de melhorá-lo.

Use seu tempo para o bem!

Bons estudos e uma vida produtiva!

Delchi Bruce estudou Relações internacionais e é professor de cursinho desde 2008. É apaixonado por formas de melhorar a produtividade e ser mais eficiente. É gestor de conteúdo do Mapa da Prova, ferramenta de estudo para concurseiros. Usa linux (openSUSE) desde 1999 e faz trade de bitcoin todo dia.
Você pode entrar em contato por aqui.
Compartilhar Comentários