organização

No melhor lugar possível

Com a quarentena tem muita gente que não pode ficar em casa. Mas dos que ficam em casa, muitos querem assistir lives e maratonar séries. Alguns, no entanto, preferiram usar o tempo disponível para estudar e faturar uma vaga no serviço público assim que possível, ou estão fazendo cursos EAD para melhorar sua posição no mercado de trabalho.

A esses estudiosos, meus parabéns!! Que vocês consigam chegar onde desejam e que seus esforços sejam recompensados!

E, se me permitirem uma sugestão:

Não se esqueça do lugar


Se você estuda em um lugar barulhento e bagunçado você está perdendo eficiência! Pense no que você pode ajustar pra estudar num lugar mais organizado, ventilado e sem um barulhão sinistro.

Organize seu local de estudos, separe o material de estudos e deixe tudo prontinho pra estudar. Deixe tudo organizado ANTES de começar a estudar para não ter que parar pra achar algum material ou arrumar a mesa de estudos.

Além disso, peça aos demais moradores da casa que respeitem seu tempo e espaço de estudo, para que você possa se dedicar de fato.

Escolha o melhor lugar possível

Uma das coisas maias importantes e que os estudantes acham pouco relevante é o local de estudo. Seja em casa, no curso, na biblioteca, parar e pensar no local, e como fazê-lo melhor, é fundamental para os estudos fluírem.

Se você vai passar horas estudando e se dedicando para melhorar de vida, é necessário pensar no local e como você pode torná-lo melhor. Pode ser a organização, a iluminação ou o barulho. Muitas vezes é possível tornar seu local de estudo em um local apto para estudar. Outras vezes, infelizmente, você terá que abandoná-lo e ir atrás de um local mais adequado.

Escolher o melhor possível é o primeiro passo! Claro que eu queria que você estivesse estudando em uma cobertura, arejada, iluminada e silenciosa, com escolha de café, água com gás geladinha e lanchinhos selecionados. Mas a vida, e a quarentena, podem limitar nossos desejos, não é?

Então, como não se pode buscar uma biblioteca ou uma sala de estudos, se esforce para escolher o melhor lugar possível, dentre os lugares acessíveis a você. O que você deve considerar como mais importante é o silêncio, a iluminação, a ventilação e o fluxo de pessoas.

O silêncio é para facilitar sua concentração, permitindo que o foco esteja direcionado aos estudos e não ao som ambiente. A iluminação e a ventilação se referem ao seu conforto, já que estudar em um lugar pouco iluminado pode forçar de mais sua visão e no bafo é difícil ficar focado. Agora, se você mora sozinho não terá que se preocupar com o fluxo de pessoas, principalmente durante a quarentena, mas numa casa cheia ficar na mesa da cozinha pode não ser o melhor lugar, já que todo mundo passa por ali algumas vezes por dia.

Preciso dizer duas coisas importantes: a primeira é que cama não é lugar de estudar; a segunda é que seu quarto pode não ser muito bom também. Claro que depende da sua disciplina e foco. Um estudante disciplinado consegue estudar em quase qualquer lugar. Mas ter isso tudo de foco é difícil e por isso você deve ajustar sua área de estudos para que ela impacte positivamente!

Separe todo o material ANTES de começar

Você tem que separa tudo que pode precisar antes de realmente começar a estudar. De preferência na véspera!

Vai precisar de livros? Separe! Cadernos? Separe! Caneta, lápis, post-its? Separe!

Não deixe nada para a sorte nem pra procurar na hora da necessidade! Se o raciocínio falhar por ter faltado papel pra conta ou a constituição não estava ali pra consultar, você perde tempo e energia. E pode seguir por uma espiral emocionalmente perigosa!

Se você faz suas anotações no computador, tenha certeza que os arquivos estão disponíveis e que você tem tudo o que precisará. Nada daquela estória de “Deixa eu baixar aqui rapidinho! Só 15 minutos!”. Isso é furada! Fuja disso!!

O ideal é deixar uma garrafinha d’água também! Você pode levantar para enchê-la, não me entenda mal, mas não precisa ser o tempo todo! Então, garrafinha de água e que tal um lanchinho? Rodelas de cenoura são ótimas para quem está estudando.

Ah, uma coisa importante é começar o dia com tudo planejado! Com os objetivos claros e bem definidos. No próximo artigo vou falar sobre como fazer agendas e cronogramas de estudo, não se preocupe!

Busca por material (no gooooogle!)

Saiba procurar no google! É possível refinar e filtrar os resultados da sua pesquisa usando alguns macetes. Assim você acha material mais específico. Olha só:

Se você no tem todo seu material, lembre-se que a internet está cheia de coisas (boas e ruins)! Eu fiz essa tabelinha para um outro artigo, no passado, mas como são dicas excelentes, estou reproduzindo:

FunçãoExplicaçãoExemplo
Excluir palavras da pesquisaColoque - (menos) antes da palavra que você quer excluiraulas de administração -pública
Correspondência exataColoque o termo, ou frase entre aspas“oração subordinada substantiva completiva nominal”
Pesquisar em um site específicoUse “site:nomedosite.com”site:delchibruce.com “os melhores apps para anotar “
Operador coringaColoque * no lugar da palavra esquecidaComo estudar * para concursos
Buscar sinônimosUse o ~ antes da palavra cujo sinônimo deseja~anotação
Obter a definição de um termoUse define:termodefine:concurso
Excluir títulos e links da buscaUse allintext: para buscar apenas no corpo do textoallintext:melhores técnicas de estudo
Buscar extensões específicas de arquivosUse filetype: seguido pela extensãofiletype:pdf
Combinar pesquisasColoque “OR” entre o termos pesquisadosmaratona OR corrida
Pesquisar sites relacionadosColoque “related:” antes de um endereço da Web que você já conheçaPor exemplo: related:time.com

Encha o tanque!

Além da água você pode ter pequenos lanches separados para aqueles momentos de fome intensa ou quando precisa mastigar alguma coisa. Existem alguns alimentos que são tidos como benéficos para o organismo durante períodos de alta atividade mental, com propriedades que ajudam na capacidade cognitiva.

Morangos, deliciosos mirtilos, maçãs, laranjas, castanhas, chocolate amargo (ou meio amargo), cenouras e pepinos, abacate e semente de abóbora são recomendados. Os alimentos que precisam ficar gelados podem ser deixados em um potinho na geladeira, já prontos para serem devorados, mas os demais podem ficar na área de estudo. É uma pena que mirtilos são caros e difíceis de achar, porque são excelentes pra cabeça do concurseiro!!

Café e chá verde também são indicados para momentos de estudo, mas cuidado pra não se encher de cafeína perto da hora de dormir. Cada um tem resistências distintas à cafeína e você deve adequar seu consumo dessa substância vital a sua realidade. Se a cafeína atrapalhar seu sono você vai estudar menos amanhã, porque está malemolente.

Para suas refeições principais tente incluir, se possível, espinafre, brócolis, abóbora e peixes, que são excelentes para ajudar na plasticidade cerebral.

Avise todo mundo, e bola pra frente!

Se você está estudando em casa e mora com mais pessoas, converse com eles dizendo que precisa estudar. Estabeleça uma agenda e cumpra o combinado! Se as pessoas te virem jogando vídeo game ou dormindo durante o período que você disse que estaria estudando, elas começarão a não seguir a agenda e vai ser difícil reestabelecer seus horários!

Pode colocar um aviso na sua porta também!!

sucesso!

Comentários