zettelkasten

Os 6 melhores plugins do obsidian

Você já conheceu o super método de anotações chamado Zettelkasten? O melhor aplicativo de zettelkasten que há por aí é o obsidian. Não tenho dúvidas disso!

Se você é estudante ou precisa tomar notas, esse é o melhor método com o melhor aplicativo! E, com o obsidian, anotar chega a se tornar um prazer. Além das características originalmente sinistras do app, é possível aumentar suas funcionalidades usando plugins.

Separei aqui os 6 melhores plugins que, na minha opinião, irão aumentar sua produtividade e sua capacidade de anotar e de estudar. Pare um minutinho para conhecê-los e ver se podem melhorar seu fluxo de anotações, certo?

Os plugins

Vamos começar relembrando o que é um plugin:

Define-se plugin todo programa, ferramenta ou extensão que se encaixa a outro programa principal para adicionar ou modificar funções e recursos a ele

Dessa forma, os plugins podem fazer alterações no aplicativo principal, ajustando seu funcionamento ou permitindo alterações de funções e do próprio fluxo de trabalho originalmente concebido.

Para usar os plugins de terceiros no obsidian, como os que listei a seguir, siga esses passos:

Passo 1

Clique na engrenagem para acessar as configurações do obsidian. Depois, em community plugins.

community plugins

Passo 2

Você deve, então, permitir plugins de terceiros. Não saia instalando tudo quanto é plugin por aí, que não é muito seguro.

plugins de terceiros

Passo 3

Clique em browse para ver a lista de plugins disponíveis e busque pelo plugin desejado. Nesse caso: “git”.

browse

Passo 4

Clique e instale!

busca e instalação

Os melhores

Vou falar rapidamente dos plugins que uso o tempo todo e que acredito serem ferramentas especialmente interessantes para os anotadores de plantão, principalmente para aqueles que estão fazendo anotações de seus estudos.

Backup, versionamento e acesso remoto

O obsidian-git é o primeiro plugin que instalo toda vez que preciso configurar o obsidian em uma nova máquina. Ele resolve três problemas que muitos têm na hora de rodar um aplicativo gratuito: fazer o backup, manter o versionamento dos arquivos e acessar em diversas máquinas, inclusive no telefone. Tudo isso devido ao git!

O git é revolucionário! Foi criado pelo Linus Torvalds (o mesmo do Linux) para resolver problemas de versionamento, mas é fantástico também por permitir o backup e o acesso aos arquivos de várias máquinas.

Hoje em dia eu gosto muito do gitlab, um um gerenciador de repositório de software baseado em git, com suporte a Wiki, gerenciamento de tarefas e CI/CD. A grande vantagem deste sobre outros gerenciadores de git na nuvem é que o gitlab é um software livre e tem camadas gratuitas de uso bem razoáveis.

Falei bastante sobre esse plugin nesse post aqui.

Notas rápidas e bifurcadas

O note refractor serve para criar notas a partir de partes selecionadas de outras notas. É só selecionar um pedaço de uma nota e usar os comandos para que essa seleção vire uma nova anotação. É uma mão na roda quando se está trabalhando com assuntos que podem ser expandidos e melhorados incrementalmente.

Existem dois usos mais comuns para o refractor: criar nota usando a primeira linha do texto selecionado como título da nova anotação e criar anotação com a opção de escolher o nome. E o uso é muito fácil:

AtalhoAção
Ctrl + Shift + nSeleção vira nova nota + 1ª linha como nome
Ctrl + Shift + cSeleção vira nova nota + escolhe-se o nome

O plugin em ação:

refactor_demo

Anotações organizadas como mapas mentais

O plugin mind map traz os famosos mapas mentais para o ambiente zettelkasten. É especialmente interessante para aqueles que preferem informações apresentadas visualmente.

falei bastante sobre mapas mentais e acho que se você gosta desse método talvez esse plugin te ajude bastante a focar e a identificar o que precisa ser feito.

Olha como fica uma renderização da página index do cofre de ajuda do obsidian:

mindmap_exemplo

Alterando listas rapidamente

O outliner parece trazer um comportamento pouco necessário, mas quando se trabalha com listas ele acaba fazendo com que haja uma economia gigantesca de tempo e de paciência: a capacidade de modificar a ordenação de itens em lista rapidamente.

Para usar é só colocar o cursor em um item ou subitem e pressionar os atalhos abaixo:

ComandoAtalho Windows/LinuxAtalho MacOS
Mover lista e subitens para cimaCtrlShift↑CommandShift↑
Mover lista e subitens para baixoCtrlShift↓CommandShift↓
Aumenta recuo de listas e subintesTabTab
Diminui recuo de listas e subintesShiftTabShiftTab

Aqui está o plugin em uso:

demo_outliner

Reorganizando dados e informações

O plugin dataview é sinistro para criar visualizações dinâmicas de dados de diversas anotações. Serve como um compilador e apresentador de dados contidos em notas no seu cofre.

Um exemplo bem rápido: eu crio anotações de todos os livros que leio. Coloco o título, autor, data de início e fim da leitura e faço anotações diversas de conceitos e análises. Com o dataview é possível angariar parte dessas informações e colocá-las em uma nova anotação.

Ainda com o exemplo dos livros: faço as anotações e depois em uma outra nota tenho uma tabela dinâmica com os livros lidos, por ano, com as datas de início e fim da leitura.

Olhe como criar essa apresentação dinâmica:

dataview query

Depois, sempre que novas anotações surgirem nos parâmetros aceitos pela query, a tabela será automaticamente atualizada:

dataview_table

É possível criar tabelas, listas, tarefas e filtrá-las de diversas formas. Nos estudos é possível criar checklists ao fim de cada anotação e mostrar todas elas em uma nota de pendências, por exemplo.

Tarefas, tarefas e mais tarefas

O Tasks monitora todos os itens criados como tarefas (usando o - [ ]). As tarefas são um categoria de lista com a possibilidade de marcá-las como completas ou não. É possível criar subitens, adicionar datas de conclusão, tags e muito mais.

Olha esse exemplo bem simples que fiz agorinha:

## Estudos para a prova
- [ ] Estudar física quântica
    - [x] livro: *The Quantum World – Quantum Physics for Everyone* ✅ 2021-06-16
    - [ ] livro: *Quantum Mechanics – The Theoretical Minimum*
- [ ] Estudar nanotecnologia
    - [ ] livro:  Nanotecnologia para leigos
 - [ ] Questões anteriores
     - [ ] coletar questões
         - [ ] site de questões: [questoesdoidas.com](http://site_falso.com)
         - [x] livro de questões: *Questões Mega Difíceis* ✅ 2021-06-16
     - [ ] resolver questões de física quântica
     - [ ] resolver questões de nanotecnologia
     - [ ] revisar questões erradas

Ele fica assim quando renderizado:

Image description

Agora imagine que em diversas anotações existem tarefas criadas, como pendências daquele assunto trazido na nota. Ter que clicar em cada uma das milhares de anotações para saber quais têm tarefas ainda não concluídas é uma doideira sem fim. É aí que entra o tasks: ele permite criar uma anotação que mostra todas as tarefas em aberto, não importando onde estejam. Ele faz um pouco mais do que isso, é verdade, mas se você começar a centralizar suas pendências já estará melhorando seu fluxo de trabalho.

Conclusão

O obsidian é uma excelente ferramenta Zettelkasten para quem estuda, para quem escreve ou para os que mantêm anotações diversas. Mas ele pode ser ainda melhor com os plugins.

Se você começou a usar o obsidian há pouco, tire uns minutos para conhecer os plugins e veja se eles podem ajudá-lo em seu fluxo como ajudam no meu.

sucesso!

Comentários