Saia da frente da TV e seja produtivo
Quase ninguém assiste tv aberta hoje em dia, certo? Esse negócio de ter que assistir o que eles querem na hora que eles querem me dá nervoso!
Mas ainda assistimos muita TV, muitos filmes, Netflix, séries e documentários. Ficamos tempo de mais na frente da TV e isso não é saudável!
Se você é concurseiro, precisa pular do sofá agora! Se você não é, pode ser favorecido se levantar também!
TV de mais!
A televisão faz parte das nossas vidas de uma forma quase nefasta. Fazemos nossas refeições na frente da TV, dormimos na frente dela. Acreditamos no que ela nos diz. Seguimos a moda imposta por ela. Mas o que mais me interessa é o tempo que gastamos na frente dela.
E não me refiro somente à TV aberta não. Pode ser TV a cabo, IPTV, Netflix, Hulu, Apple TV, Chromecast e os similares por aí! Eu particularmente uso um Raspberry Pi com Xbian.
O ponto é: passamos tempo de mais da nossa vida na frente da telinha e poderíamos estar fazendo coisas mais úteis.
E se você é um concurseiro, deve ser o primeiro a levantar do sofá e ir estudar! Faça seu cronograma de estudos e planeje seus passos para assumir seu cargo público. Pode deixar um espacinho para assistir alguma coisa sim, principalmente se você estiver usando o sistema de recompensas.
Funciona assim: você estabeleceu a meta de estudar 6 horas líquidas no dia de hoje. Se conseguir atingir a meta, estudando direitinho, poderá assistir um episódio da sua série favorita no Netflix. Um episódio! Mas somente se atingir a meta!
Se não conseguir atingir a meta? O episódio fica para amanhã, se conseguir chegar na meta. É importante estabelecer metas realísticas e seguir corretamente o sistema de contabilização de horas, para que os estudos sejam de qualidade.
Tenta lá e me diz se não funciona!
Efeitos cognitivos
Mas não é só o concurseiro que se beneficia da redução das horas gastas na frente da TV. Pessoas mais produtivas passam pouco, ou nenhum, tempo na frente da caixinha, preferindo atividades com a família, amigos, ou a companhia de um bom livro.
Achei umas estatísticas que dizem que o brasileiro passa, em média, mais de 4 horas por dia na frente da TV. É verdade que pouco mais de 30% dos jovens não assiste TV todos os dias da semana, mas uma parte considerável desses acessa outra plataforma de entretenimento, como o Netflix, ou mesmo o youtube.
Quatro horas por dia dá 28 horas na semana, ou 1456 horas por ano. Essas 1456 horas são equivalentes a 60 dias. Então, os brasileiros passam, em média, dois meses inteiros na frente da TV. Se descontarmos o tempo para dormir, temos 3 meses. Caramba!
Em apenas um minuto na frente da TV, seu cérebro diminui a emissão de ondas beta
e aumenta a de ondas alfa
. As funções ativas do cérebro são associadas às ondas beta
, principalmente aquelas relacionadas à compreensão, criatividade e operações lógicas. As ondas alfa
, por sua vez, estão relacionadas ao estado de sonolência, com redução da capacidade cognitiva e interpretativa.
Imagina quanta coisa útil não conseguimos fazer com esse tempo? Por que você não escolhe 1 (ou duas) dessas aí?
Sugestões de atividades para fazer em troca de 1 hora de TV |
---|
exercícios físicos. Que tal uma caminhada? |
ou você pode jogar bola com os amigos |
aprender a cozinhar |
preparar refeições saudáveis |
brincar com seus filhos |
ajudar no dever de casa |
fazer uma refeição ouvindo música com seu conjuge |
arrumar a casa ouvindo música |
estudar |
ler um bom livro |
Desafio: assistir, no máximo, 45 minutos de TV por dia durante 1 mês.
Lembre-se que passar em um bom concurso começa com mudança de hábitos. Se você não começou a estudar, ou não fez seu cronograma de estudos, comece assistindo menos TV. Diminua para 45 minutos por dia e o tempo que você economizou pode ser dividido entre atividades de lazer ou exercícios físicos e estudar.
O que acha?
Por uma vida + produtiva!!
delchi bruce
Comentários, Dúvidas, Críticas e Sugestões