saúde

Seu Organismo: como render mais nos estudos

Há algumas semanas fiz uma lista do que considero fundamental para se fazer antes de começar a estudar: a checklist do concurseiro.

Nela, listo os 5 grandes domínios que acredito deverem ser trabalhados para que os estudos possam fluir de forma orgânica e produtiva. Aí, alguns dias depois, falei sobre o Foco, primeiro dos domínios a serem conquistados. Veja o post aqui!

Agora, dando continuidade a esta série de posts que vão te ajudar a começar a estudar vamos falar sobre o corpo humano, o organismo!

Sono, alimentação e cafeína!


Como criar uma rotina de sono que maximize sua eficiência

Acordar cedo é difícil mesmo, principalmente para sentar e estudar Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal, certo? Mas você pode entrar no clima mais facilmente se fizer seu organismo se desligar mais cedo na noite anterior. Para isso, crie uma rotina clara que sinalize para seu corpo que você está pensando em dormir.

Objetivamente, comece não tomando nenhum estimulante depois das 18:00 horas. Nada de café, chá, energéticos e etcéteras que contém substâncias que vão te deixar ligado. Sem a cafeína no sangue, por exemplo, a adenosina, um nucleosídeo que se combina com o neurônio e faz com que funcione mais lentamente, irá agir e você ficará mais sonolento.

Depois, tente ficar longe de monitores e televisores, porque eles emitem luz azul. A luz azul inibe a produção de melatonina, que é um hormônio cuja principal função é regular o sono. A melatonina não só regula o momento de dormir como participa da reparação das nossas células, expostas a estresse, poluição e outros elementos nocivos. A luz azul prejudica a produção desse hormônio em até 50%. Se não tiver jeito mesmo, use um aplicativo que ajusta a quantidade de luz azul no seu monitor. Eu uso há um bocado de tempo e sinto a diferença!

Você pode ajudar na produção de melatonina comendo uma porção de fruta de noite, como uma laranja, um punhado de uvas ou ainda aveia, brócolis e grão-de-bico antes de dormir. Se você é como eu e adora homus, veja essa receita aqui.

Depois de suas atividades noturnas, entre no clima de reduzir o ritmo cerebral e se preparar para a cama! Leia um livro ou ouça um pouco de música relaxante, ou medite um pouco, para acalmar as ansiedades do dia, e vá dormir!

Dormir mal por uma noite já afeta sua capacidade de tomar decisões no dia seguinte. Isso serve para vermos a importância do sono na saúde cerebral e cognitiva.

Horas bem dormidas são fundamentais para o processo de neuroplasticidade, necessário para a memória e para o estudo.

Neuroplasticidade é a capacidade do sistema nervoso de adaptar-se e moldar-se estrutural e funcionalmente ao longo do desenvolvimento neuronal, especialmente quando sujeito a novas experiências e conhecimentos. Os circuitos neuronais são, portanto, maleáveis e a plasticidade neuronal está na base da formação de memórias e da aprendizagem.

Seja positivo!

Tente acordar de bom humor! Uma das piores coisas na vida do ser humano é acordar travado na resmunguice e, afinal, acordar reclamando de tudo não vai te ajudar durante o dia e certamente vai prejudicar seu rendimento nos estudos!

Então, acorde, dê bom dia aos outros, coloque uma música animada, beba uma dose de cafeína e tome um banho gelado.

Eu tento ser grato pelas coisas boas e tentar melhorá-las cada vez mais. Seja grato pelas coisas que você tem e pelas pessoas boas que estão ao seu redor. É difícil estar sempre feliz e nem sempre você vai conseguir, mas o hábito de resmungar não vai ajudar, não é mesmo?

Então, o que pode te ajudar a começar o dia mais feliz?

  • crie uma rotina que diga ao seu cérebro que a hora de dormir se aproxima; ter o mesmo horário todos os dias ajuda seu relógio biológico;
  • nos finais de semana, durma só mais um pouquinho, senão desregula seu relógio;
  • levante, coma alguma coisa e vá fazer um exercício. Faça o sangue circular!
  • ao acordar, tome um banho gelado. O mais frio que conseguir!
  • saia ao sol por alguns minutos, se puder; ou abra as cortinas e deixe o sol entrar. Seu cérebro vai entender o recado.
  • tome uma dose de cafeína, seja chá preto ou café;
  • durante o dia, se alimente de forma equilibrada: evite frituras e inclua vegetais e legumes;
  • mantenha-se hidratado: água e sucos compostos devem fazer parte do seu dia; refrigerantes e sucos industrializados, não.
  • faça exercícios físicos diariamente, mesmo que seja uma caminhada pelo quarteirão ou um programa de prancha pra fazer em casa.

E lembre-se de afastar das pessoas que te fazem mal. Isso é importantíssimo: pessoas negativas drenam sua energia boa, então, se puder, afaste-se delas.

Cafeína e hidratação são fundamentais

Agora que você dormiu bem e acordou revigorado, comece o dia turbinado!

Primeiro, um banho frio! brrrrrr!! Isso mesmo! Se quiser, ou se estiver muito frio por aí, comece com a água quente e vá esfriando o máximo que conseguir. Mas lembre-se: quanto mais frio, melhor.

Depois, cafeína!

A cafeína se parece com a adenosina, um nucleosídeo que se combina com o neurônio e faz com que funcione mais lentamente. No entanto, ao se combinar com o neurônio, a cafeína bloqueia temporariamente a ação da adenosina e, além disso, estimula o sistema nervoso autônomo.

Então, bloquear a adenosina e estimular o sistema nervoso autônomo é fera! Tome um cafezinho ou um chá (preto ou verde). A cafeína presente na bebida vai te ajudar.

Se você não curte café 😱😱😱 você pode tentar um suco estimulante.

O primeiro suco do dia serve para despertar o organismo e dar energia para trabalhar, estudar e se exercitar. É uma combinação simples rico em ferro e vitaminas que vai dar um up no seu dia!

Ingredientes:
  • 2 folhas de couve
  • Suco de 2 limões
  • 3 lascas de gengibre
  • 1 colher de chá de xarope de guaraná
  • 1 cenoura média
  • Gelo
Preparo:

Rasgue as folhas de couve com as mãos e bata com os outros ingredientes no liquidificador. O consumo deve ser imediato.

E lembre-se de beber bastante água! Sempre achei aquelas quantidades de água algo bem desigual. Dois litros de água por dia não serão suficiente para todos. O cálculo básico é feito de forma que cada um consuma 35 ml de água para cada quilo de peso corporal, fazendo concessões específicas para dias muito quentes ou necessidades médicas ou esportivas distintas.

De acordo com essa fórmula básica, uma pessoa com 100 quilos precisa beber 3,5 L de água por dia. Eu considero que esse valor é só de água pura e não considera outros líquidos ou alimentos consumidos durante o dia.

A alimentação certa para o concurseiro!

As membranas cerebrais e 60% da massa cerebral são formados por ácidos graxos essenciais. Essas substâncias tem duas características interessantíssimas: primeiro, não são produzidas pelos seres humanos e precisam ser adquiridas pela dieta; e não possuem função energética, mas servem a processos biológicos específicos. Os mais famosos ácidos graxos essenciais são o ômega-3 e o ômega-6.

Isto posto, faz sentido buscarmos uma alimentação rica nessas substâncias, certo? Especialmente se considerarmos que se não os consumirmos em quantidade suficiente corremos grande risco de termos problemas neurológicos, como demência, depressão e esquizofrenia.

Seleção de alimentos turbinados:

Consumir alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, como:

  • salmão, sardinha, atum e bacalhau;
  • óleo de coco;
  • azeite;
  • abacate, mamão e açaí;
  • abóboras
  • semente de abóbora e girassol;
  • chia; e
  • nozes;
  • mirtilos
  • espinafre
  • brócolis
  • chocolate meio amargo.

Ah, você também pode mandar ver numa colherada de óleo de fígado de bacalhau! 😋😋

Fazer uso constante desses alimentos assegura o consumos dos ácidos graxos essenciais necessários para o funcionamento das estruturas celulares cerebrais. Bora comer!!

Então, você acha que vai sentar para estudar e que só isso já é suficiente, é? Não mesmo! É necessário muito esforço para criar situações favoráveis ao estudo e ao sucesso. Assim sendo, durma bem, beba água suficiente e coma direitinho para poder ter no seu organismo um aliado aos estudos e não uma carroça quebrada que te atrasa o tempo todo!

Seja saudável!

fique em casa, se puder e estude!!

No próximo artigo falarei sobre a importância do local de estudos, de sua organização e iluminação, dos materiais e da conversa com os demais moradores da casa. Paz!

Comentários