Quais são os tipos de anotações do método Zettelkasten
O Zettelkasten é um método que revolucionou os meus estudos e minha organização. Foi criado por Niklas Luhmann, sociólogo e pensador alemão, importante para o desenvolvimento da ciência, mas que ficou famoso mesmo por escrever 70 livros e quase 400 artigos acadêmicos durante sua carreira.
Luhmann sempre defendeu que cada anotação deve ser atômica e incremental e esses são, na minha opinião, os princípios mais importantes da boa anotação. Se justapormos estes dois princípios temos uma das leis de Luhmann:
A ideia anotada pode ser simples e curta ou mais completa e extensa, sem problemas, sendo fundamental que cada anotação seja criada com objetivo claro e independente, que possa ser ajustada, melhorada e ampliada sempre que necessário.
No entanto, o Zettelkasten é muito mais do que um método ou um conjunto de técnicas e princípios. É um Éthos:
Sendo, portanto, formado por hábitos e costumes fundamentais que motivam e orientam a anotação, o mais importante é experimentar com formas e formatos distintos de notas e de softwares para que se possa chegar a um sistema útil para você.
Neste sentido, desenvolvendo um sistema útil para mim, criei uma lógica que segue uma dada tipologia de anotações. Isto significa que as anotações não são iguais e servem a propósitos distintos e seguem regras também diferentes.
O importante aqui é frisar que as anotações não existem por si, mas para servirem a propósitos que você estabelecer. Então, os estabeleça-os o quanto antes.
Considerarei, portanto, 5 tipos de anotações, divididas em duas categorias, quais sejam:
- Permanente
- Principal
- Literária
- Referencial
- Estrutural
- Efêmera
O que é uma anotação permanente?
O termo anotação permanente
foi cunhado no livro How to take smart notes de Sonke Ahrens e sua definição mais aceita é que as anotações permanentes são as principais de seu sistema Zettelkasten, cuja remoção deixaria buracos e falhas em sua rede de conhecimento.
Se você já leu sobre o Zettelkasten sabe que as anotações são conectadas e esses links são responsáveis por fazer a mágica funcionar, certo? Agora imagine que anotações com diversos links são apagadas. Isso faria com que o sistema não funcionasse corretamente. Notas permanentes não podem ser apagadas. Podem evoluir, mas devem ser mantidas.
As anotações permanentes podem ser subdivididas em principais, literárias, referenciais e estruturais, enquanto as não permanentes são, por definição, efêmeras.
O que é uma anotação principal
Este é o tipo da maioria das suas anotações. Se você está seguindo o éthos do Zettelkasten então os princípios da boa anotação estão presentes. Assim sendo, suas anotações principais serão atômicas, incrementais e vinculadas.
Na prática, as anotações principais serão escritas com suas próprias palavas e os links levarão para outras anotações relevantes. Sempre que necessário você fará ajustes no texto, já que essas anotações precisam ser orgânicas e evoluir.
Cada uma dessas anotações terá, portanto:
- título;
- tags de identificação;
- metainformações de referência;
- uma lista das vezes em que foi usada; e
- links para outras anotações relacionadas.
Um exemplo de anotação do próprio Luhmann:
Agora veja um exemplo de uma das minhas anotações principais, felizmente em português:
Ambas possuem elementos componentes citados anteriormente.
Mas, como e por que são criadas anotações principais?
Originalmente, desde o tempo do Luhmann, as anotações principais são criadas a partir de notas efêmeras e de notas literárias. Hoje, apesar de ainda ser possível criar a partir dessas duas, eu diria que você pode ter fluxos distintos do meu. Tratarei sobre meu fluxo de anotação ao fim da descrição dos tipos de anotação.
De qualquer maneira, o motivo de criação é bem mais simples:** algo que você precisa, precisará ou pode ser que precise no futuro**, já que estas são anotações que fazem afirmações declaratórias baseadas nas fontes coletadas.
O que é uma anotação de referência?
Existe algum debate na comunidade se anotações de referência deveriam ser feitas. Afirmo, categoricamente, que SIM, elabore anotações de referência!
Elas são, na verdade, a inclusão de textos, e até vídeos, que servem de referência para anotações literárias e principais. Os textos, seja qual for o formato, mas preferencialmente em sua integralidade, podem ser consultados e citados sempre que necessário e, caso você esteja utilizando plugins de anotação, podem dar origem a anotações literárias de forma muito mais fácil.
Devem ser incluídas nos índices e estruturas para que não se percam nas milhares de anotações contidas em seu cofre.
É possível utilizar o sistema de organização de coleções do obsidian para criar um repositório de textos e vídeos fontes para seus estudos e seu trabalho. Dê uma olhadinha.
O que é uma anotação literária?
As anotações literárias, também chamadas de bibliográficas, são notas longas que abordam os assuntos de uma fonte única, como um livro, artigo, vídeo ou aula.
Seu objetivo é ser o primeiro filtro da nota de referência
e deve conter citações, análises e os pontos principais da fonte. No meu fluxo de trabalho criei uma biblioteca com notas de todos os livros que leio e nelas faço as anotações necessárias para a compreensão e expansão das ideias ali contidas. Veja um exemplo de lista de notas literárias:
Olha outro exemplo, com livros de lazer e não de estudo:
Existem dois tipos principais de notas literárias: o tipo menos útil e o tipo sinistro. O menos útil é derivado da época em que se fazia essas notas no papel e consiste em listar as páginas em que citações importantes estão, como exemplificado abaixo:
---
Metadados:
---
# Título do Livro
## Autor: fulano
#assunto1 #assunto2
7 - Definição do conceito de "metacognição"
11 - exemplos de ferramentas metacognitivas
18 - estrutura da dopamina
19 - exemplos de alimentos que aumentam a produção e liberação de dopamina
(...)
É verdade que esse tipo de anotação pode ser um pouquinho útil, mas seria necessário voltar a essa anotação e fazer novas notas atômicas de cada um desses tópicos. Pode ser útil para aulas e textos que devem ser anotados rapidamente, como quando sua assinatura do curso está prestes a vencer e você tem muitas aulas para assistir, por exemplo.
O jeito mais útil, e razoavelmente sinistro, é utilizar ou o método do arcabouço, ou de assertivas, capturando não só as referências, mas as ideias centrais das diversas seções da obra anotada. Isso serve para identificar conceitos, processos, dicas e informações que mais tarde poderão ser enviadas a uma nota atômica específica. A minha preferência é que as anotações feitas nas notas literárias permaneçam nela, mesmo que o texto seja transcrito em outra nota, mais específica. Desse jeito, sempre que se retornar à nota literária, as informações originais estarão lá, como qualquer nota permanente.
Nesse sentido, a anotação literária possui a seguinte estrutura:
- título
- metadados
- aliases;
- tags;
- informações sobre datas de início e conclusão
- Anotações propriamente ditas
- resumos e comentários
- links para outras anotações
Por exemplo:
Mas lembre-se que nem tudo que reluz é ouro: nem tudo que você anotar precisa ser transcrito em uma anotação principal.
O que é uma anotação estrutural?
Esse tipo de notas é, muitas vezes, esquecido. Mas as notas estruturais são lindas! Elas são as responsáveis por facilitar o entendimento e o fluxo da informação e dos estudos. Pense nessas notas como caminhos a serem seguidos. Mas o quê isso significa, de fato?
Estas são as anotações em que se montam fluxos de pensamento ou permitem a organização do seu cofre. Muitas vezes isto acontece com o uso de painéis do tipo dashboard ou mapas de conteúdo, no formato de um índice ou um esboço.
O índice serve para serem criadas listas estruturadas das disciplinas, temas e assuntos mais importantes do seu estudo ou trabalho, para que as informações sejam encontradas facilmente e para poderem ser expandidas rapidamente com a criação de anotações atômicas.
Para as anotações em zettelkasten funcionarem é fundamental que haja interconexão entre as notas e que elas possam ser aumentadas e melhoradas incrementalmente. Isso se dá, na verdade, com a especialização de cada anotação e, por vezes, vale a pena criar um esboço, com os traços iniciais daquilo que você tenta criar.
Seja pragmático: imagine que, como eu, você tem pouco mais de 10 mil anotações no seu cofre. Claro que a ferramenta de busca é uma ajuda poderosa para achar o que se busca, mas como achar ideias que estão encadeadas ou, principalmente, que se deseja encadear? A resposta é, claramente, com um índice. Sem esses índices você ficará perdido. Índices são assim:
Outra forma de criar uma anotação estrutural é o painel. O painel é uma tela que traz as informações mais importantes para um indivíduo, empresa ou organização. É uma página que resume e mostra o que está acontecendo e permite, geralmente, acompanhar o que é mais importante. Ensino a montar um painel nesse artigo. Veja como é:
O que são as anotações efêmeras?
Começaremos definindo o que é efêmero
:
Isso mesmo! São notas temporárias, transitórias. São, principalmente, coletas rápidas para serem avaliadas posteriormente. Aos que utilizam sistemas de gestão de tempo e de tarefas as anotações efêmeras são sua inbox
: ficam lá até serem processadas e colocadas em alguma fila de preenchimento posterior.
Este tipo de anotações é aquela que todo mundo conhece mais, já que se parecem com as notas que fazemos desde pequeninos, como, por exemplo: lembretes, tarefas, ideias soltas, recomendações. Mas, principalmente, ideias.
O mais importante aqui é quando e como essas anotações serão processadas. Se você adestra seu cérebro a revisá-las e transformá-las de tempos em tempos, terá mais facilidade para efetuar essas pequenas anotações, mas, de forma contrária, se você simplesmente anota e nunca mais olha pra elas, estará dizendo para seu cérebro que essas anotações não servem para nada.
E como fazer anotações efêmeras? Primeiro, saiba que ela é temporária e terá que ser processada ou revisada em algum momento. Partindo dessa premissa, crie um inbox
no seu cofre do obsidian e crie as diversas categorias de anotações temporárias. Faço as anotações efêmeras no corpo do meu inbox se elas forem pequenas e crio notas próprias se elas forem maiores. Assim:
Em seguida, de acordo com sua agenda de revisão e processamento, crie as anotações permanentes, com as devidas identificações e metadados e redija! O que não usar, descarte.
O fluxo de anotações
O mais importante é, no entanto, identificar o que é cada nota e como cada uma delas se encaixa em seu fluxo. No meu caso tenho um fluxo de trabalho muito claro:
- capturo as ideias, lembretes, tarefas e dicas em notas efêmeras, no
inbox
; - caso possua os textos ou vídeos, crio uma nota de referência;
- após ter lido a nota de referência, ou algum livro ou artigo, crio uma anotação literária;
- realizo a revisão do que escrevi e vou criando anotações vazias ou com pequenas ideias no
inbox
, para serem desenvolvidas posteriormente; - duas vezes por semana verifico meu
inbox
e vejo se posso reorganizá-lo e/ou criar novas anotações permanentes, sejam principais, referenciais ou estruturais; - as estruturais são brainstorms para a construção de esboços para as principais; e
- tudo leva à construção de anotações principais, atômicas e incrementais.
Mais ou menos assim:
Esta é a tipologia de anotações que utilizo. Tento praticar a metacognição e evoluir meu processo sempre que possível, objetivando a organização e, principalmente, a incrementalidade do meu conhecimento.
Servem para você?
Sucesso e dopamina!
Comentários, Dúvidas, Críticas e Sugestões