foco

O café como catalisador de foco

Café é vida! Adoro meu cafezinho e suponho que ele me ajuda bastante nas tarefas do dia, servindo como estimulante e agente de foco, mas essa beleza de bebida também pode ser danosa aos seus objetivos.

Por isso, vamos falar sobre como usar o café como um catalisador de foco e, consequentemente, do sucesso! No passado eu tratei de outras dicas para não acordar molenga, que também podem ajudar.

Vantagens do café

Um café expresso de cerca de 60 ml contém até 126 miligramas de cafeína, enquanto o cafezinho coado, mais tradicional no Brasil, tem cerca de 40 mg da substância. Você pode encontrar cafeína em outras bebidas também, como chá-preto e verde, que possuem cerca de 25 a 45 mg de cafeína e o delicioso mate, que chega a ter 25 por dose de 150 ml. Chocolate também tem cafeína.

E a cafeína é uma senhora substância, protagonista da nossa conversa de hoje. É um alcalóide, pertencente ao grupo das xantinas, e com denominação química de 1,3,7-trimetilxantina e com a fórmula C₈H₁₀N₄O₂.

poster cafeína

Agora que você conheceu a 1,3,7-trimetilxantina, vamos entender um pouco mais como funciona essa incrível descoberta.

A cafeína se parece com a adenosina, um nucleosídeo que se combina com o neurônio e faz com que funcione mais lentamente. No entanto, ao se combinar com o neurônio, a cafeína bloqueia temporariamente a ação da adenosina e, além disso, estimula o sistema nervoso autônomo.

E esse é um dos grandes benefícios da cafeína: bloquear a ação da adenosina. Com isso o café aumenta seu foco e vigilância, melhora o humor e diminui o tempo de reação.

Além disso, ao se combinar ao neurônio a cafeína permite que a dopamina circule mais livremente no seu cérebro. A dopamina é um neurotransmissor envolvido nas emoções, nos processos cognitivos, no devido funcionamento cardíaco, no aprendizado e no controle dos movimentos. Quando é liberada provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação. Quem não precisa de motivação para estudar?

Em estudos recentes até se defende que a cafeína ajuda na consolidação da memória, o que é uma excelente notícia para os estudantes, não é?

Além disso, o café é a maior fonte de antioxidantes na alimentação mundial!

Outros benefícios da cafeína são:

  • Ajudar na prevenção e combate à depressão;
  • Diminuição do risco de diabetes tipo 2;
  • Prevenção de câncer do fígado e colorretal;
  • Diminuição do risco de Alzheimer e Parkinson;
  • Estímulo à memória e ao cérebro;
  • Remédio contra dores de cabeça e até enxaquecas;
  • Diminuir os níveis de estresse;
  • Melhorar o humor.

Para ter os efeitos benéficos do café sem sentir seus efeitos colaterais, a quantidade recomendada é de até 400 mg de cafeína por dia, o que dá cerca de 10 xícaras de 60 ml de café de coado ou duas das minhas canecas. É claro que o nível de tolerância pode variar de acordo com seu organismo.

As desvantagens

O café te dá energia e ajuda a vencer aquele capítulo entediante ou juntar forças para conseguir diferenciar a Oração subordinada substantiva completiva nominal da Oração subordinada substantiva predicativa. Mas quando a cafeína começa a falhar, nossa nêmesis, a adenosina (e não as orações substantivas) começa a se reconectar nos neurônios e seu cérebro entende que precisa descansar.

O cafezinho que você toma vai te dar energia e foco por algumas horas, mas depois a bateria começará a esvaziar. Então você poderá ter momentos de baixa energia e pouca eficiência em seus estudos, que é exatamente o contrário do que queremos, mas vai acontecer se você não se precaver.

Além disso, se você se descuidar e tacar café tarde demais vai atrapalhar seu sono, que é fundamental para reter o conhecimento estudado. Dei algumas dicas, no passado, de como acordar sem ficar molenga.

Atente para o fato que a cafeína pode demorar pouco mais de oito horas pra sair do seu organismo, podendo atrapalhar muito se você tomar café próximo da hora de repousar e criando um círculo vicioso de elevada força gravitacional. Você precisará cada vez mais de café e cada vez mais café para segurar o ritmo e isso vai trazer consequências no futuro.

Como usar a cafeína a seu favor

Então a grande sacada é balancear a ingestão de cafeína, sabendo quanto, quando e como tomá-la.

Minhas estratégias são:

  • Tomar café antes das tarefas mais importantes do dia, que gosto de agendar para o começo do dia;
  • Limitar o consumo de cafeína em 400 mg por dia;
  • Não tomar nenhuma cafeína após às 16 h. Essa dica é difícil, mas funciona!
  • Não consumir os 400 mg de cafeína em doses gigantescas, mas espaçadas pelo dia;
  • A cada dois ou três meses eu fico uma semana sem café, para diminuir a resistência do organismo à cafeína;
  • Evite bebidas adoçadas para não ter um pico insulínico e ficar cansado depois;
  • Se você não for estudar e não precisar da ajuda da cafeína, não tome!

Como fazer um super café?

moka

Eu já falei que sou doido por café, não falei? Faço o meu café matinal em uma moka e os demais em uma máquina espresso sem cápsula. Você quer fazer um café delicioso? Eu te ajudo!!

  • comece com uma cafeteira moka. Existem baratas e caras. Escolha uma que cabe no seu bolso;
  • se tiver um moedor de café moa os grãos em médio-fino. Se não tiver, use o café normal mesmo;
  • coloque água no compartimento debaixo da cafeteira até a altura da válvula de segurança;
  • encaixe o filtro e coloque o café. Não é necessário pressionar o pó. Coloque o café e dê uma arrumada com uma colher, faca ou com os dedos;
  • recomendo 1g de pó para cada 15 ml de água. Isso pode variar conforme o café, com a torra e com a granulometria escolhida;
  • ao encaixar as partes inferior e superior eu sempre deixo a parte de cima molhada. Passo embaixo da torneira antes de enroscar, pra não queimar o café;
  • comece com a tampa aberta e fogo baixo;
  • quando o café começar a passar feche a tampa, espere 20 segundos e desligue a chama;
  • é isso! Espere o cafezinho terminar de passar e sirva imediatamente!

Vai ser um café show!

Existem diversos tamanhos de moka, mas o padrão é que as xícaras sejam de 50 ml, o mesmo do café expresso; se a sua moka for para 4 xícaras são 200 ml. Lembre-se de limitar o consumo de cafeína em 400 mg por dia!

Use o café para te ajudar a superar as dificuldades de concentração, mas lembre-se de fazer um desmame ocasionalmente, ficando a semana toda sem tomar 1,3,7-trimetilxantina e assim diminuir a tolerância e a efetividade dessa substância.

bons estudos e sucesso!

Comentários