técnicas

Técnica de estudo: use o poder do pomodoro

Nas últimas semanas apresentei uma checklist de estudos para quem quer começar a estudar pra valer. Em seguida tratamos sobre como ter foco nos estudos, como hackear seu organismo para estudar bem, como preparar seu local de estudos e como planejar seus estudos.

Agora vamos passar para as técnicas e métodos de estudo que realmente fazem diferença. A primeira técnica é especialmente importante por unir foco, elevação da capacidade cognitiva e, claro, conteúdo: é a técnica Pomodoro.


Primeiro: pomodoro é tomate em italiano! Essa técnica, que foi criada no início da década de 1990, pelo italiano Francesco Cirillo, é muito usada popr desenvolvedores de software, mas pode cair como uma luva para os estudantes que tem dificuldade de focar seus esforços no estudo para concursos.

A grande vantagem do tomate é diminuir a ansiedade que temos ao fazer (ou não fazer) uma tarefa que precisa ser feita. Você não quer fazer uma tarefa chata e isso te consome, te faz mal até. Com esse método você cria eventos sucessivos e com cada um deles vence uma pequena tarefa, um capítulo, um assunto do gigantesco edital. A conclusão sucessiva de tomates pode ser um divisor de águas em seu estudo.

A sucessão de eventos parece ser o aspecto do tempo que menos gera ansiedade. Às vezes, a progressão regular de atividades tem inclusive o poder de acalmar.
Francesco Cirillo, A Técnica Pomodoro

Dessa forma, você controla o que está fazendo, o que vai fazer, o que te atrapalha e ainda tem tempo para arejar a cabeça e navegar nos sites que te ajudam a descomprimir.

Sem mais delongas, vamos ao famoso método:

O Método Pomodoro

Você vai precisar de um timer e um local para anotar suas atividades! Vou sugerir aplicativos para ajudar nisso mais a diante.

Cada “bloco” de pomodoro dura 2 horas e é composto por 4 espaços de trabalho, de 25 minutos cada um, de 3 espaços curtos de descanso (de 5 minutos) e 1 espaço grande de descanso (de 20 ou 30 minutos).

Como proceder?

Vamos do começo:

  1. Comece, na fase do planejamento, estabelecendo quais as disciplinas do seu ciclo de estudos;
  2. Estabeleça o que você fará em cada um dos seus blocos de estudo: leitura, assistir aula, resolver questões. Prepare-se adequadamente para cada uma dessas tarefas.
  3. Sente-se para estudar, preparado, e coloque o timer em 25 minutos.
  4. Estude, concentradamente e sem interrupções até que o timer apite.
  5. Faça um ✔ no seu tomate!
  6. Ajuste o timer para 5 minutos de intervalo. Levante-se, beba água, medite!
  7. Sente-se para estudar, preparado, e coloque o timer em 25 minutos.
  8. Estude, concentradamente e sem interrupções até que o timer apite.
  9. Faça um ✔ no seu tomate!
  10. A cada 4 tomates realizados adequadamente, faça um intervalo maior, de 20 ou 30 minutos.
  11. Sente-se e repita até passar na prova!!

Os benefícios do método

Esse método, que já foi usado e aprovado por milhares de pessoas, tem muitos benefícios para o concurseiro, seja ele iniciante ou avançado.

Concentração total!

Nosso cérebro não consegue manter altos índices de concentração por períodos longos. Assim, ao focar nos 25 minutos de um pomodoro, você pode concentrar-se mais profundamente e completar suas tarefas sem distrações.

É claro que esse método tem uma curva de otimização. Você precisa avaliar quantos tomates consegue fazer no seu dia sem perder eficiência e qual a duração dos intervalos maiores.

Na verdade, você pode, inclusive, alterar o tamanho do tomate. Algumas pesquisas sugerem tempos maiores que os 25 minutos padrão. O Desktime, que é um aplicativo de controle de tempo, estudou seus usuários e chegou a conclusão que tomates de 52 minutos seguidos de intervalos de 17 minutos são os que demonstram maior índice de produtividade.

Os intervalos são fundamentais! Como o cérebro é um músculo ele tem picos de eficiência e de cansaço. Assim, os intervalos ajudam na recomposição do cérebro e no aumento do poder cognitivo e, claro, na capacidade de concentração e foco.

Compreender as interrupções

Quando você está focado em uma disciplina, ou na resolução de alguma prova de concurso você sentirá mais fortemente quais são as interrupções que te importunam.

Televisão alta no outro cômodo, alguém te chamando insistentemente, notificações intermináveis no celular, fome e cansaço serão percebidos mais facilmente e, portanto, poderão ser cancelados ou minimizados com um pouco de vontade.

Isso quer dizer que se você sabe que a televisão alta te atrapalha no foco, poderá tentar conversar com as pessoas que a estão assistindo para reduzirem o volume ou pode arranjar um fone de ouvido ou protetor auricular ou ainda, pensar em outro lugar para estudar.

Tudo isso será mais facilmente percebido com seus tomates! E você poderá agir para vencer as interrupções!

Tempo para pequenos exercícios e lanches

Com os intervalos, além do aumento da capacidade de concentração no próximo pomodoro, você pode incluir pequenos exercícios e lanches para ajudar no projeto de passar no concurso.

Você pode, por exemplo, fazer abdominais por 5 minutos, em um dos intervalos. Ou tentar fazer uma prancha que, além de fortalecer 29 músculos distintos do abdôme e das costas, favorece a postura e seu metabolismo.

Sei lá, concurseiro! Faça 5 minutos de polichinelos, abdominais, flexões. Só tenha cuidado para não se machucar!

Ou você pode usar esse intervalo para caminhar com uma caneca de chá preto na mão. Ou um cafezinho. Caminhe comendo uma fruta ou uma castanha, que são alimentos importantes para aumentar sua capacidade cognitiva. Aqui tem mais exemplos de alimentos que ajudam o concurseiro.

Melhora na capacidade de planejar e avaliar

Os seres humanos são exelentes procrastinadores e você sabe disso! Então, pra não deixarmos as tarefas para o limite do prazo existente precisamos não só planejar quanto criar o hábito de comer o sapo logo de manhã, todos os dias.

A medida que você usar o método pomodoro será possível avaliar melhor seu desempenho e seu caminho de devorar o edital e se preparar para a prova. Quantas questões você resolvia nos primeiros tomates e quantas consegue resolver gora? Quantas páginas? Tudo isso será mais facilmente perceptível com o pomodoro.

E você poderá fazer melhores planos de estudo ao conhecer melhor quais são seus resultados reais de eficiência e produtividade nos estudos.

Estudar horas líquidas

Outra vantagem do método é saber quantas horas líquidas você realmente estudou. Por exemplo: se conseguiu fazer 6 tomates de Português isso é o equivalente a 1h30min. Então vá no seu registro de horas líquidas e coloque isso lá!

As horas líquidas correspondem ao tempo efetivamente dedicado aos estudos. Não são contados intervalos e interrupções.

Depois de 1h30min você vai passar, provavelmente, para a próxima disciplina do seu ciclo de estudos.

Lembre-se sempre de contabilizar as hpras líquidas e não as horas totais!

Pomodoro + Seinfeld

Você pode agregar valor aos seus tomates se unir essa técnica ao método Seinfeld. E é bem fácil!

Jerry Seinfeld (do seriado mesmo) criou um sistema para se condicionar a fazer uma tarefa: todo dia, depois de concluir a tarefa de escrever, ele ia lá e marcava um X em vermelho na data daquele dia

Primeiro estabeleça a quantidade de tomates que fará por dia (mesmo que cada dia da semana tenha números distintos de pomodoros). Depois, vá estudar e faça todos os seus pomodoros agendados para aquele dia.

Por fim, ao completar tudo que foi planejado, marque no seu calendário Seinfeld e não quebre a corrente!

Os melhores aplicativos para o seu pomodoro

Existem centenas de aplicativos e sites que ajudam a monitorar e registrar seus pomodoros e seus intervalos. Tudo depende onde você quer registrá-los, seja no telefone ou no computador e do seu sistema operacional.

Esse são os que eu conheço e/ou já usei. Separe um tempinho para avaliá-los e ver se algum te agrada.

  1. Tomato.es (web)
  2. Tomato Timer(web)
  3. Focus Todo(android, iOs, Mac, Windows, Chrome)
  4. Focus Booster (web, Mac, Windows, iOS, Android)
  5. Focus To-Do: Pomodoro Timer & To Do List (Mac, Windows, iOS, Android)
  6. Marinara Timer (web)
  7. O navegador vivaldi tem um relógio de pomodoro integrado.

Agora é só começar a tomatar! Muitos tomates pra você!

Bons estudos e sucesso!

Comentários